PITACOS #57 – Fim de feira!

(Atualizado em: 5 de abril de 2017)

Fim… (de feira)
Após as eleições de outubro, a Câmara Municipal de Penápolis está parecendo um verdadeiro fim de feira! Pois, após serem rejeitados pela população, os vereadores que não se reelegeram estão pedindo “pelo amor de Deus” que o dia 31 de dezembro chegue logo. Digo isso, porque é grande o número de vereadores em cada sessão que “abre mão” da palavra, num momento que ele pode prestar contas de tudo que foi realizado durante a semana.

Finalmente…
Foi aprovado o projeto de lei do Executivo que cria a Parceria Público Privada no município de Penápolis. A proposta foi adiada por sete vezes pela Câmara de Vereadores até ter sua aprovação unânime. Sem dúvida nenhuma essa proposta vai trazer grandes benefícios para a cidade, pois, investimentos que outrora a prefeitura não terá condições de realizar, poderá contar com empresas privadas para efetuar o serviço.

Santa Casa
Era muito esperada a ida da administradora da Santa Casa, Renata Cristina Vidal, na última segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores. Isso porque nas últimas sessões, o vereador Zeca Monteiro (PT) pintou uma situação de caos administrativo. A expectativa de quem frequentam a câmara era de que os vereadores queriam “fritar”, bombardear a administradora com questionamentos que poderiam inclusive abrir uma possibilidade de CEI (Comissão Especial de Inquérito).

Por terra
Mas caiu por terra! Não sei se foi intencional ou não, mas, a administração municipal (interventora da Santa Casa), criou uma estratégia que minou com as possibilidade de qualquer questionamentos. Além da Renata, a Câmara autorizou convite ao secretário de governo, Coronel Daniel Rodrigueiro e o médico chefe da UTI Dr. Ronny Sumer. Os dois apresentaram os históricos da intervenção e os números que mostraram avanços após a reabertura do hospital. Enfim, os vereadores ficaram de mãos e pés atados com tanta transparência.

Funepe
Ontem foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, parecer do Conselho Estadual de Educação homologando o curso de Direito na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). Sem dúvida nenhuma é um grande avanço para a cidade. Por que uma instituição tão sólida como a Funepe, que nos últimos anos trouxe pelo menos três grandes cursos (Educação Física, Agronomia e agora Direito) só tem o que comemorar. Que venha agora Medicina.

Calou a boca
Falando em medicina, Dr. Ronny em seu discurso na Câmara de Vereadores explicou ao vereador e ex-candidato a prefeito de PSD Caíque Rossi qual a diferença entre Hospital Escola e um Internado. Deixando o vereador sem reação (só quem tá in loco vê isso). Médicos residentes ainda teria custos para a Santa Casa que no momento não teria condições, enquanto que o Internato Médico são estudantes que estão aprendendo.