PITACOS #65 – Somos contra a terceirização e a reforma da previdência, e você?

(Last Updated On: 30 de junho de 2017)

ANEDOTAS
A ansiedade daqueles que seguem o ex-prefeito Célio de Oliveira (PSDB), para ver de volta à pauta de julgamento, o pedido de vistas do Ministro Gilmar Mendes no processo que cassou sua candidatura é tamanha, que muitos opositores acabam fazendo piadas sobre o assunto. Nesta semana, antes mesmo de divulgar a casos que seriam discutidos pela corte eleitoral, já tinha ex-secretário postando que a hora estava chegando e que o coração batia mais forte. Por outro lado, os piadistas diziam ‘Gilmar Mendes julgam improcedente e Célio retorna à prefeitura’.

FATO
O fato é que a cidade está ansiosa para saber o voto do ministro-presidente Gilmar Mendes. Isso dos dois lados da moeda. Tanto os que apoiam o ex-prefeito, quanto aqueles que não desejam sua volta ao poder. Mas, as informações que chegam é que está havendo uma briga de bastidores que estão travando a colocação do pedido de vistas na pauta de julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Só quem perde, é a própria a cidade com isso, pois, vivemos um clima de instabilidade política muito grande.

SORTE, TALVEZ!?
Fazendo uma análise do que está por vir. Se o pedido de vistas for colocado na semana que vem e o voto do ministro-presidente ser a favor do Célio de Oliveira, pode haver aí uma esperança do ex-mandatário, pois, o foco da corte será a discussão do processo que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer e que tem o relator o ministro Herman Benjamin. Com isso, passaria “despercebido” pela corte. Seria isso um presságio do que? De sorte? Talvez!?

DILMA/TEMER
O ministro Gilmar Mendes definiu para a terça-feira, dia 4 de abril, o início do julgamento da ação que pode levar à cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff e Michel Temer. Na próxima semana, já há quatro sessões do TSE reservadas para o debate. A primeira ocorrerá na terça de manhã, e a seguinte, no mesmo dia à noite. Na sequência, os ministros se reunirão quarta e quinta-feira, também de manhã. O relator, Herman Benjamin, tem pressa. Ele gostaria de contar com o voto do também ministro Henrique Neves, cujo mandato na corte se encerra no dia 16.

TRISTE
É triste ver e acompanhar sindicatos patronais dizendo que apoia a lei da terceirização aprovada recentemente na Câmara dos Deputados. Mais ainda quando lê no jornal que esse projeto será benéfica para a economia e principalmente ao comércio penapolense que vem sofrendo com a queda na geração de empregos. Essa posição só favorece um lado – a do patrão. Enquanto que os empregos ficarão a margem dos direitos trabalhistas conquistados até então. Devíamos ouvir e ver a luta dos patrões contra essa reforma da previdência, a luta em prol de uma reforma tributária que onera não só as empresas, mas, o trabalhador. Enfim, os valores estão trocados e ao invés de lutarem para que haja o fortalecimento da economia, lutam para tirar direitos de trabalhador com a desculpa que vai gerar mais empregos.

ALEGRE
Contudo, ficamos alegres de ver pelo menos 700 alunos se organizando para protestarem contra a reforma da previdência. A iniciativa partiu dos alunos que compõem o grêmio da Escola Estadual Luiza Maria Bernardes Nory, no Jardim Eldorado. Segundo eles: “Essa reforma trará grandes prejuízos aos alunos de hoje e trabalhadores de amanhã”. A manifestação será hoje em frente à escola, das 7h às 8h. Daí eu fico me perguntando cadê a UMESP (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Penápolis) que não está na vanguarda das discussões sobre o tema?

ALEGRE II
Meu coração se alegre de ver tanto gente mobilizada contra a reforma da previdência que esse governo golpista tenta emplacar. E não vai! Foi lindo de ver a Câmara dos Vereadores lotada de pessoas dispostas a lutar. E se depender de cada um dos brasileiros e brasileiras que vão sofrer diretamente com que propõem, estaremos na rua para lutar por nossos direitos.

FORTALECIMENTO
A fala da presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel fortaleceu ainda mais a luta contra esse pacote de maldades estão querendo implantar no país. Uma agenda nefasta que fere inclusive os jovens. Que sofrem diariamente com a falta de emprego, de qualificação profissional e de oportunidades para ingressarem ao mercado de trabalho.

TERRA
A luta por direitos é algo latente em nossas vidas. Não à toa que o INCRA sinalizou ao juiz de direito da 1ª vara Marcelo Yukio Misaka que pretende utilizar a fazenda São José no Programa Nacional de Reforma Agrária. Isso dará a oportunidade de pelo menos 150 famílias que fazem parte do Movimento Sem Terra que estão instalados à beira da fazenda. Esperamos para ver o que acontecer.

APOSENTADOS
O Ministério Público abriu uma Ação Civil Pública para apurar casos de aposentados pelo INSS que continuam no quadro de servidores da Prefeitura de Penápolis. Aproximadamente 30% estão nesta situação. Já no Daep e Emurpe em torno de 20% cada. Isso por que em uma ação igual na cidade de Rosana, o juiz determinou a exclusão de todos os servidores aposentados do quadro.

SITUAÇÃO
Segundo apurado, muitos deles não reúnem mais condições físicas, em especial de professores que acabam ficando lotados na Secretaria ou de obras com trabalho pesado ficando parados no pátio do almoxarifado. Além disso, eles possuem os maiores salários do quadro, num total que ultrapassam meio milhão. O que dificultaria a contratação de novos servidores, inclusive com salários menores.

PARABÉNS!
A minha irmã Maria Fernanda de Faria Silva faz aniversário hoje! Completando 33 aninhos, é uma excelente filha, irmã e mãe. Sempre amada por todos! Parabéns!

Até a próxima. Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para ricardo@blogdofaria.com.br. E acesse: www.blogdofaria.com.br