fbpx

JORNALISTAS LANÇAM WEBSÉRIE SOBRE TRABALHO INFORMAL DE CALÇADOS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Calçados 3O jornalista penapolense Breno Alves e seu parceiro de profissão Vinicius Macedo lançaram na semana passada uma websérie na rede social Youtube contando histórias de trabalhadores que contribuem informalmente para a confecção de calçados na indústria de Birigui.

Segundo eles, a websérie traz à tona a rotina e a experiência de trabalhadores informais das chamadas bancas de calçados. A série é intitulada “Pés Descalços: o avesso da produção calçadista em Birigui”.
“A websérie conta a história de personagens que contribuem informalmente ou a partir da terceirização ilegal e da “quarteirização” com a produção e a economia de um dos principais polos calçadistas do Brasil”, comentam.

A oportunidade de produzir o material veio depois o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), apresentado no ano passado em formato de livro-reportagem.
“Assim como no livro-reportagem, a ideia é tornar público, só que dessa vez utilizando o recurso do áudio e da imagem, as experiências desses trabalhadores que quase sempre não são lembrados por aquilo que fazem, mas que contribuem fortemente com a economia local por meio da informalidade”, disse Macedo.

As entrevistas ocorreram nas residências dos personagens justamente para exibir o ambiente no qual esses trabalhadores estão inseridos. “Nosso objetivo é exibir o outro lado dessa produção. Quem são essas pessoas, como trabalham, por que optaram pela informalidade. Ou seja, damos voz para pessoas que não são ouvidas e expomos suas intensas rotinas de trabalho”, comentou Alves.

Serão dois capítulos por semana, sempre às terças-feiras, às 19h, e aos sábados, às 12h. O terceiro episódio será exibido no próximo sábado (30), pelo canal ‘Pés Descalços Produções’ no seguinte endereço: goo.gl/VBt5xg. A divulgação dos vídeos está sendo feita através das plataformas Facebook (https://goo.gl/jYigGz), Twitter (https://goo.gl/HMaLB3) e Instagram (https://goo.gl/qrZTEM).

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest

Mais informações

Blog do Faria | Todos os direitos reservados. 

anuncie | área restrita

Eu preciso de você para continuar com o jornalismo independente. Assine!