fbpx

Penápolis será palco do Circuito Sesc de Artes

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

No próximo dia 9 de abril, a cidade de Penápolis, mais especificamente a Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, será palco de uma dos maiores eventos do Brasil – o Circuito Sesc de Artes. Com o tema ‘Conectando lugares, circulando ideias’, o encontro terá programação totalmente gratuita e voltada para todas as idades levando graça, beleza, talento e histórias para emocionar, através de uma programação com diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital / artemídia.

Penápolis está no roteiro 11 que inclui os municípios Lins e Araçatuba, além de Lorena, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, na região de Taubaté; Igaratá, Guararema e Jacareí, na região de São José dos Campos e se encerra em Santos com apresentações em Bertioga, São Vicente e Cubatão.

Na programação de artes visuais está o Núcleo de Animação de Campinas que traz a oficina ‘Zootrópio – Brinquedo Ótico – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’ e explorará os princípios básicos da animação cinematográfica, a partir da gravação de imagens quadro a quadro e da construção de brinquedos de ilusão de óticaJá no cinema o ‘Cine Magia – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’, exibirá curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913.

Na dança, os performers e uma fotógrafa vão explorar e se relacionar com os obstáculos em Raízes em Ruínas, propondo uma reflexão sobre essa nova paisagem construída pela presença dos artistas e do público, sendo que no trajeto, serão utilizados movimentos da capoeira angola e do parkour para ressignificar o cenário composto essencialmente por raízes e ruínas.

No teatro, o grupo Buraco d´Oráculo traz o espetáculo ‘O Cuscuz Fedegoso’, que conta a história de Dona Maria, que entre os quitutes vendidos está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, que não faz lá muito sucesso.

Já em literatura ‘Palavra + Imagem – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’, traz o Grupo Ebâ e um acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas.

No circo o espetáculo “Risos!” da Cia. Circo Amarillo, traz números cômicos e excêntricos Os artistas exibem uma série de performances com claves, diabolô e bambolê, além de demonstrarem equilíbrio sobre arame e com parada de mão.

Fechando a programação o cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado) se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para apresentar um espetáculo de música e poesia, que nasceu na cidade homônima no sertão de Pernambuco. O recital de poesia criado por Lira dialoga com as vozes, a percussão e o sapateado de dançarinos de coco de diferentes gerações, tanto de homens, quanto de mulheres. As batidas são marcadas pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá.

Conceito
De acordo o Sesc (Serviço Social do Comércio) a proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas, sendo que a ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

A nova edição percorrerá 114 cidades do Estado de São Paulo, oferecendo 67 atividades nas áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. A perspectiva é ampliar o alcance de público da edição de 2015, que contemplou cerca de 280 mil pessoas nas 108 cidades pelas quais passou. No total, 798 apresentações e intervenções artísticas, com a participação de 311 artistas, farão a alegria de muita gente nos finais de semana. A programação completa está disponível em: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest

Mais informações

Blog do Faria | Todos os direitos reservados. 

anuncie | área restrita

Eu preciso de você para continuar com o jornalismo independente. Assine!