fbpx

Ricardinho Barreto: Do conhecimento em culinária francesa à hamburgueria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Com apenas 31 anos, o chef Ricardo Barreto, o Ricardinho, abriu recentemente o novo ‘point’ gastronômico do município de Penápolis – o Ricardo´s Hamburgueria. Com pouco mais de três meses, o cardápio com lanches especiais, petiscos e uma variada lista de drinks conquistou um público fiel.

O lugar é uma mistura do que tem de mais moderno em decoração com as tradicionais lanchonetes americanas. Em suas paredes pôsteres que remetem a cultura pop americana e desenhos em giz da artista americana, radicada em Penápolis, Lori Ann Ruggiero.

Ricardo é filho do médico Ricardo Barreto e da empresária Luceni Barreto. Ele desde muito cedo teve referências culinárias em casa com a própria mãe e de suas avós, que faziam diversos tipos de massas.
“Desde criança vi minha mãe e minhas avós fazendo comida em casa. Via elas preparando a própria massa, cortando e pendurando em ‘varalzinhos’ para secar. Lembro com carinho dos tortéi de abóbora”, lembra.

Essas lembranças, fez com que após diversas tentativas em medicina, Ricardinho prestasse o curso de gastronomia na USC (Universidade Sagrado Coração) em Bauru. “Entrar no curso pra mim, foi unir o que mais eu gostava de fazer, que é comer, com o conhecimento para criar os meus pratos”, explica.

Após terminar a faculdade, teve a oportunidade de aprimorar seu conhecimento fazendo estágio por seis meses em cozinhas da Bélgica. Na volta ao Brasil, estagiou no Tordesilhas, restaurante de cozinha brasileira assinada pela chef penapolense Mara Salles. Estagiou também no ‘La Vecchia Cucina’, até tornar-se Chef de Cozinha do ‘Boteco da Pizza’, ambos do chef Sérgio Arno.

Neste período, fez pós graduação em gestão de alimentos e bebidas no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e um curso de sommelier, pela Associação Brasileira de Sommeliers.

França
Após esse período no Brasil, resolveu especializar em cozinha francesa e foi estudar em uma das maiores escolas de culinária do mundo – a Le Cordon Bleu, em Paris. Passou por lá um ano, onde aprendeu a Cozinha Francesa Internacional.

“Por lá aprendi desde a antiga cozinha francesa até os pratos mais sofisticados da atual gastronomia francesa que todo mundo conhece e que privilegia mais pratos em uma refeição, desde os pratos com saladas, queijos, entrada do prato principal, o prato principal e a sobremesa”, explica.

Buffet e restaurante
Já no país, Ricardinho trabalhou em um buffet de alta gastronomia em São Paulo, onde segundo ele, pode aprender a ser verdadeiramente um chef de cozinha.
“A gente sai da faculdade aprendendo o básico, mas aprender gestão de cozinha foi na prática atuando no buffet. O difícil é que o chef geri desde a compra de produtos até a hora que o prato sai da cozinha a mesa do cliente”.

Após cuidar por dois anos e meio, e trabalhando mais de 18 horas por dia num buffet, resolver montar junto com um amigo seu próprio restaurante comercial.
“Estava feliz com o Amélia, faturávamos bem, mas ainda não era o que gostaria de fazer. Estava completando 30 anos e quase oito anos fora da cidade, então resolvi vem minha parte da sociedade e voltar para Penápolis”, comenta.

Hamburgueria
Tempos depois de sua chegada, os donos do “Fogão de Lenha”, antigo restaurante que outrora funcionou onde hoje é o Ricardo´s Hamburgueria, entregou o prédio a família. Daí surgiu a ideia de abrir seu próprio negócio.
Começou a pesquisar e constatou que tinha dado um ‘boom’ de hamburguerias no Brasil. “Frequentei mais de 40 hamburguerias em São Paulo, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba e Birigui. Até para Nova York fui atrás de novidade”, salienta.

Abrir uma hamburgueria tem podemos dizer que foi um gosto pessoal. “Sempre gostei da comida americana, dos lanches, hambúrgueres, filé de carne e fritas e juntar isso num cardápio com drinks e sobremesas era um sonho antigo”.

Num futuro próximo, Ricardinho pretende abrir mais algumas hamburguerias na região e quiçá uma linha de franquias. A unidade do Ricardo´s Hamburgueria fica na rua Ramalho Franco nº 353. O telefone é 3653 3668. E funciona de terça a domingo, a partir das 19h.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest

Mais informações

Blog do Faria | Todos os direitos reservados. 

anuncie | área restrita

Eu preciso de você para continuar com o jornalismo independente. Assine!