fbpx

Cia. Alternativa de Teatro realiza ensaio aberto do espetáculo “Fuligem”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Com depoimentos de cortadores de cana-de-açúcar e narrativas em primeira ou em terceira pessoa, a Cia. Alternativa de Teatro realiza hoje (19), o ensaio aberto do espetáculo “Fuligem”. A apresentação será no CEU das Artes, a partir das 20h, com entrada gratuita e classificação livre.

Na narrativa que utiliza muita música, os atores contam a história de Juscelino, um cortador de cana que abandonou sua terra natal em busca de um sonho de uma vida melhor.

De acordo com o ator e diretor Rodrigo Santigo, a ideia é fazer um espetáculo que dialogue com a cidade de Penápolis e sua memória. “Nós ainda vivemos em função da cana-de-açúcar, das usinas. Esse sistema tem seu lado positivo porque emprega muita gente, mas também tem o outro lado que não valoriza o indivíduo”, analisou.

“No início, tivemos dificuldade porque hoje em dia não existem muitos cortadores na região, foram substituídos por máquinas. Então fomos buscar informações e resgatar essas memórias através de teses de mestrados, doutorados e vídeos-documentários”, comentou o diretor.

Para o grupo, um dos principais pontos de construção do espetáculo foi a Revolta de Guariba, que aconteceu no ano de 1984, na cidade de mesmo nome (Guariba, localizada no interior de São Paulo). “Foi a partir dessa revolta que os cortadores de cana conseguiram conquistar algum direito. Depois disso, eles passaram a ter algum tipo de dignidade dentro do trabalho que exerciam”, explicou Santiago.

PROCESSO
Nesse primeiro semestre de 2018, a Cia Alternativa passou pelo processo de Aprimoramento Artístico do Governo do Estado com a realização de quatro oficinas formativas.

“O aprimoramento artístico foi fundamental para que a gente conseguisse organizar todo o nosso material (depoimentos e cenas criadas) para apresentar ao público. Os profissionais nos deram a forma, a técnica para se trabalhar isso dentro do teatro narrativo. Eles nos orientaram em como contar essa historia sem colocar o cortador de cana como vítima e usina como vilã. Mas mostrar como o sistema funciona, pois estamos todos dentro desse sistema”, analisou Rodrigo Santiago.

Sobre a apresentação de hoje, o grupo ressalta que o espetáculo ainda não está pronto é apenas um ensaio aberto à comunidade. “Depois das oficinas de aprimoramento, revemos tudo o que tínhamos construído e agora estamos lapidando, finalizando. Vamos apresentar meia hora da nossa pesquisa que terá uma hora e meia. Não vamos estrear tudo de uma vez porque ainda está em processo. É muito importante a presença do público nesse ensaio para podermos discutir depois, falar sobre suas impressões, contar suas memórias. O público poderá contribuir com as narrativas que estão sendo construídas”, convidou o diretor, Rodrigo Santiago.

O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ações Culturais) e também recebe apoio da Prefeitura de Penápolis, Secretaria Municipal de Cultura e Laboratório Ivan Sammarco.

Serviço:
Ensaio aberto: “Fuligem”, da Cia Alternativa
Hoje: terça-feira, 19/06/18 – 20h
Local: CEU das Artes (Rua Manoel Foz 515, Vila Aparecida – em frente ao cemitério Santa Cruz)
Classificação Livre
Capacidade: 60 lugares
Não haverá distribuição de ingressos. A entrada será por ordem de chegada.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest

Mais informações

Blog do Faria | Todos os direitos reservados. 

anuncie | área restrita

Eu preciso de você para continuar com o jornalismo independente. Assine!