fbpx

PITACOS #21

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print
ASSEMBLEIA 
Na última quinta-feira, 13, o Teatro Lúmine foi palco da Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Servidores Municipais. Estiveram presentes mais de 300 funcionários públicos que durante 2 horas debateram com o prefeito Célio de Oliveira melhorias para o funcionalismo. Na oportunidade, foi aprovado o reajuste inflacionário de 5.60%, mais o cartão de vale alimentação no valor de R$65,00. 
ASSEMBLEIA II
Durante o encontro, alguns servidores usaram a palavra para expressarem seus descontentamentos, dúvidas, opiniões e sugestões. Mas uma servidora em especial expôs suas dificuldades com esse atual reajuste e soltou: Ainda mais que teremos que pagar essa CIP que um vereador aprovou [apontando para Caíque Rossi]. Foi motivo para os presentes aplaudirem a senhora e vaiarem o presidente da Câmara Municipal. 
ÁGUA 
Durante a tribuna livre um munícipe repercutiu sobre o possível aumento de 10% água. Vereadores como Alexandre Gil [PT] e Prof. Luiz [PSDB] se posicionaram contra esse reajuste na tarifa. O próprio Prof. Luiz apresentou uma tabela comparando os reajustes de 2013 e 2014 e seus acumulados. 
DADOS
Segundo o Prof. Luiz, no acumulado dos dois anos o servidor recebeu de reajuste apenas 5.6%, já o salário mínimo nacional foi de 15,78%. A inflação no mesmo período foi de 11,78% e o DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis acumulará no mesmo período um aumento de 18%. 
DECISÃO
Em conversa com a Diretora-Presidente Silvia Shinkai, o parecer favorável ao reajuste é tomado pelo Conselho Deliberativo do DAEP, que é composto por 20 membros, entre eles da sociedade civil e do governo municipal baseado em dados que o departamento apresenta aos conselheiros. Mas que a decisão final cabe ao prefeito Célio de Oliveira. 
FÓRUM DE SANEAMENTO 
Entre os dias 27 e 28 de março, o DAEP realizará o 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente com o seguinte tema: “Resíduos Sólidos – o lixo nosso de cada dia. Desafios para a destinação correta”. No encontro além das discussões sobre o tema, haverá a eleição de seis novos membros da sociedade civil para o Conselheiro Deliberativo. Tal uma oportunidade para reinvindicações! 
PRONTO SOCORRO
Também durante a tribuna livre, o munícipe José Eduardo de Oliveira, externou sua revolta e descontentamento com que se viu no final de semana no Pronto Socorro Municipal. Para ele, o despreparo de alguns funcionários públicos ao atender a população, bem como, a falta de experiência do médico foram um dos maiores motivos para ele usar a palavra. 
PRONTO SOCORRO II – [CENSURADO]
Segundo José Eduardo, nenhum munícipe vai ao Pronto Socorro para passear e ver o despreparo do médico ao perguntar a uma família que estava lá esperando um paciente, se eles queriam que ele continuasse a ressuscitá-lo ou se já poderia fazer a certidão de óbito. “É revoltante ver um médico perguntar se pode fazer o óbito, sendo que o paciente ainda estava vivo”. Resultado: o paciente morreu horas depois. 
PRONTO SOCORRO III
Todos os vereadores repercutiram o caso. Para o Ricardinho Castilho [PV], esse caso tem que ser averiguado e se isso realmente aconteceu pode ser enquadrado em eutanásia que é proibido no Brasil. Já o Dr. Rodolfo [PROS] orientou o munícipe para que faça a denúncia na ouvidoria municipal para que esse caso seja apurado. E os vereadores Alexandre Gil e Zeca Monteiro, ambos do PT, pedem a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido. 
PESQUISA 
O Prof. Luiz [PSDB] pedirá informações a EMURPE sobre a contratação da empresa Quanty – Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, que segundo ele gastou quase 12 mil reais para uma pesquisa. Procuramos o Diretor Administrativo Evandro Tervedo que nos explicou que esta pesquisa é uma das exigências da Caixa ao entregar as casas do Residencial Gualter Monteiro. Segundo ele, foi percorrido casa por casa para saber o perfil socioeconômico da população daquele bairro. 
IPVA 
O vereador Zeca Monteiro [PT] fez um requerimento ao governador Geraldo Alckmin pedindo explicações sobre uma possível diminuição do valor cobrado de 4% para 2% como é feito em estados como o Paraná. Para a surpresa dele, pessoas ligadas ao ramo orientam que faça em outras localidades. Já o Caíque Rossi, lembrou-se da importância de se arrecadar no estado de São Paulo, pois, parte do dinheiro arrecadado é repassada ao município. Irônico é saber que a placa do carro do presidente é de Alto Alegre. 
COBRAS E COBRINHAS 
E terminou nesta sexta-feira, 14, o mais tradicional torneio de futsal da região. Com mais de 3 mil pessoas na grande final, a festa foi ainda maior com a distribuição de brindes como: 7 camisetas do Penapolense, 5 bicicletas, bolas e 1 TV 32’’. Os campeões foram: Cobrinhas – Casa das Ferragens/ Retenlins/ Lago Azul e, no Cobras a equipe do Casa das Ferragens/ DD Limp/ Retenlins/ Franco Mello/ Juliana Peres Calçados. Veja todos os detalhes da final dos Cobras e Cobrinhas no www.cobrasecobrinhas.com.br.
COBRAS E COBRINHAS II
E a equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude deu mais um show de organização durante o campeonato. Quero parabenizar nominalmente cada um – Paulinho, Priscila Martinez, Rinaldo Torrezan, Regina Melles, Carlos Amorim, Valmir, Nivaldo, Paulo e o Amuri que se desdobraram e mostraram que com uma equipe enxuga pode sim fazer um bom trabalho. 
PENAPOLENSE
E o nosso glorioso Penapolense? Depois de uma histórica e sonora goleada em cima dos Santos Futebol Clube por 4 a 1, enfrenta hoje no Estádio Tenente Carriço, a tradicional Portuguesa de Desportos. Tenho certeza que será mais um jogão de bola e que o Penapolense sairá com mais uma vitória. Avante CAP! Ah! E para os corneteiros de plantão – o Penapolense não cai viu! 

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest