Barbudo de opinião
seja membro

Caíque Rossi nomeia irmã, marido e cunhado da vice Mirela Fink em Comitê do Coapes

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

O prefeito de Penápolis, Caíque Rossi (PSD), nomeou a vice-prefeita Mirela Fink (Podemos), bem como, a irmã, o marido e cunhado de sua substituta direta, para compor o Comitê Gestor do Coapes – Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde.

A portaria 120 de 18 de março de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Município de Penápolis, somente nesta segunda-feira, dia 22.

De acordo com a publicação, foram nomeados 16 membros para compor o comitê que pretende fortalecer a integração entre ensino, serviços da comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Entre as indicações estão a Dra. Daniela Fink, irmã da vice-prefeita e coordenadora do curso de medicina da Funepe, bem como, Almir Ruffato, marido e professor assistente do curso de medicina e Francisco Bassalobre, cunhado e professor na Funepe.

Além deles, estão os secretários de saúde, Luiz Washington Bozzo e de Governo, Thiago Mazucato – ambos professores na Funepe; dois servidores municipais da saúde; um servidor comissionado da gestão municipal e outros sete professores do curso de medicina.

COMITÊ

Além de indicar parentes da vice-prefeita Mirela Fink ao Comitê, a gestão municipal feriu o parágrafo 1º, do art. 9 da portaria interministerial 1.127 de 2015, na qual, instituiu diretrizes para celebração dos Coapes.

De acordo com a portaria, o Comitê Gestor deverá ser composto por representantes de diversos segmentos entre eles, estudantes e usuários do SUS – não contemplados na portaria publicada nesta segunda-feira.

O Comitê Gestor é um espaço de construção e discussão para acompanhamento, monitoramento e implementação do Coapes.

PARCERIA

O contrato do Coapes entre a Funepe e a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis foi assinado no mesmo dia em que o prefeito Caíque Rossi sancionou a lei 2.495 de 2021 que autorizou o município a celebrar convênio ou contrato com a Funepe para a implantação do programa.

O contrato é válido por 5 anos a partir do dia 4 de março.

COAPES

De acordo com o governo federal, o Coapes pretende qualificar a integração ensino-serviço e a educação permanente nos territórios envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS municipais, estaduais e federais.

Participam do Coapes os municípios interessados em ofertar a sua rede enquanto campo de prática para estudantes de graduação e/ou residência.

Participam também as instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.

Como você está lendo este texto hoje, tenho um pequeno favor a pedir. É sabido que estamos em momento de crise e incerteza, mas, a solidariedade e a esperança é que me move todos os dias.

Dezenas de leitores, deram um passo para nos apoiar financeiramente. Isso nos mantem abertos e independentes. Ao contrário de outros portais de notícias, o jornalismo profissional do Blog do Faria está disponível para que todos possam ler, independentemente se podem pagar ou não.

Afinal, acreditamos na informação e como ela pode impactar as pessoas, comunidades e/ou inspirá-las a realizar seus sonhos e objetivos. Meu objetivo é oferecer aos leitores uma perspectiva crítica de ações de governo – seja ela, de qual esfera de poder for, pois acabam moldando a realidade a que estamos inseridos.

Cada contribuição, fortalece nosso jornalismo profissional. Apoie o Blog do Faria com apenas R$ 9,90/mês.

comentários

Os comentários não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Lembre-me no mês que vem

Enviaremos a você no máximo duas mensagens no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caíque Rossi nomeia irmã, marido e cunhado da vice Mirela Fink em Comitê do Coapes

BLOGDOFARIA

Barbudo de opinião

Envie sua notícia