fbpx

Câmara institui Conselho de Ética e elege Carlão como um dos membros titulares

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Com pouco mais de seis meses para acabar a 24ª legislatura, a Câmara Municipal de Penápolis instituiu pela primeira vez o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A iniciativa partiu do presidente do Poder Legislativo, Ivan Eid Sammarco (DEM) e elegeu cinco vereadores da base governista do prefeito Célio de Oliveira (sem partido).

Irão formar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar os vereadores titulares: Rubens de Médici Ito Bertolini (Republicanos), Reginaldo Sacomani, o Nardão (DEM), José Antônio Ferres Chacon (MDB), Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão (Cidadania e Roberto Delfino da Silva (MDB). Já os suplentes são: Evandro Tervedo Novaes (PTB), Bruno Marcos Araújo dos Santos (PSD) e Francisco José Mendes (PSDB).

A resolução que criou o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é de setembro de 2002. Na época, os vereadores instituíram um colegiado com cinco membros titulares e três suplentes.

Contudo, em dezembro de 2009, outra resolução modificou o número de cinco para três membros titulares e de três para dois suplentes. Então, quando a presidência tomar ciência da resolução 074/2009, muito provavelmente terá de refazer a votação.

Mas antes mesmo do Conselho de Ética funcionar, já pode virar motivo de piada. Isso porque os parlamentares elegeram para o colegiado o vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão (Cidadania).

Ele é réu de uma ação penal que corre na segunda vara da justiça de Penápolis e é dos requeridos na Ação Civil Pública que versa sobre a compra irregular de placas pretas na Secretaria Municipal de Saúde.

Neste contexto, cabe apenas a justiça julga se ele está certo ou errado nessas duas ações, entretanto, que legitimidade tem um colegiado para abrir um processo disciplinar, tendo um membro com sérios problemas com a justiça a serem resolvidos?

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest