fbpx

DOS BASTIDORES À TONA!

Ricardo Faria

Ricardo Faria

Ricardo Faria, é jornalista e autor do Blog do Faria.

Depois de quase um ano sem escrever sequer uma ‘palavrinha’ na minha coluna semanal, limitando apenas a dar meus pitacos em artigos sobre assuntos diversos, volto com todo gás para dar luz aos bastidores, principalmente, o que ocorre nos corredores da política local. 
VISITA 
Como é de costume a Câmara Municipal de Penápolis em sua sessão inaugural convida os mandatários do poder executivo para explanar sobre a real situação do município. E como não podia ser diferente o prefeito Célio de Oliveira foi convidado pelo terceiro ano consecutivo. 
VISITA II
Célio de Oliveira que tinha 15 minutos para expor os programas e projetos desenvolvidos pela administração municipal no ano de 2014, resolveu abrir mão e classificando a atitude como – “oportunidade para ter uma conversa franca sobre os rumos da cidade”. 
ANSIEDADE
Todos os vereadores estão ansiosos para ter esse ‘dedinho de prosa’ com o prefeito e o metralhou de perguntas. Quase todos eles fizeram pelo menos três perguntas, ao passo que o prefeito tinha dois minutos para responder as questões. E é claro, não respondeu dentro do tempo regimental.
QUESTÕES
Entre as diversas questões abordadas estavam sobre a Reposição Salarial dos Servidores Municipais, Auxílio Combustível para estudantes, sobre a Epidemia de Dengue no município, Precatórios, Orçamento Subestimado, Centro Popular de Compras, Núcleo Urbano de Moradias, Transporte de alunos, Fiscalização de Horas Extras, Tarifas Progressivas para terrenos, CIP e possíveis denúncias sobre a compra de lonas. 
REPOSIÇÃO SALARIAL
Sempre no início de cada ano, a reposição salarial dos servidores públicos volta à tona com discussões acaloradas, tendo que ter habilidade para resolver sem criar nenhuma rachadura entre as partes. Em 2015 não será diferente, entretanto, o anúncio do prefeito de que os 5,6% de repasse inflacionário de 2013 já teriam sido incorporados no vale alimentação pegaram todos de surpresa. Isso vai dar muito o que falar!
REPOSIÇÃO SALARIAL II
Segundo informações do próprio governo é de que as negociações estão afunilando e nesta semana os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos de Penápolis sentarão com o prefeito Célio de Oliveira para ouvir oficialmente a proposta para após levar em plenária em reunião ainda a ser marcada. 
DAQUI AQUI, TIRA ACOLÁ! 
Em 2014, o governador Geraldo Alckmin veio em duas oportunidades no município. Nelas anunciaram a construção de duas rotatórias e a vinda do Poupatempo e AME Mais. Mas após os “mimos” para a cidade vem a fatura né!? Agora o governo municipal, caso queira transportar os alunos das escolas estaduais terão que pagar do bolso. Como também é o caso do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) se quiser ficar com o serviço terá de pagar o aluguel do prédio. São verdadeiros presentes de grego. 
HORAS EXTRAS
Durante a sessão o vereador Ricardinho Castilho (PV), um dos opositores ao governo Célio de Oliveira lhe questionou sobre o aumento das horas extras. O prefeito expôs que a única forma de conceder o repasse inflacionário aos servidores seria através da diminuição das horas extras e determinou aos secretários a tarefa de fazer o controlar, mas com sua supervisão direta. 
LONA
O vereador Prof. Luiz (PSDB), fez graves denúncias sobre a compra de lonas de propaganda pela prefeitura, principal, para o Instituto Municipal de Profissões. O prefeito disse que denúncias tem de ser apuradas; mas que não permite e não permitirá nenhum tipo de corrupção, pois, seu governo não é conivente com desonestidades. E propôs abrir as contas bancárias e telefônicas seus e de seus secretários. Mas salientou, que esse tipo de denúncias chega beirar a leviandade. 

JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA MEMBRO DO BLOG DO FARIA

APOIE O NOSSO PROJETO

R$9,90/mês

os primeiros 7 dias grátis

apoie o jornalismo independente