fbpx

EM ÉPOCA DE PÁSCOA, OVOS FAZEM A ALEGRIA DOS CHOCÓLATRAS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print
Entre as especiarias sabores como damasco, pistache, paçoca e os tradicionais morango, brigadeiros, prestígios, castanhas e maracujá fazem parte das delicias
Já está a todo vapor a produção dos ovos de páscoa na cozinha de Martha Sakomoto e Cibele Torres Sakomoto
Para muitos a Páscoa é um grande momento de reflexão, onde se tem a oportunidade de reconhecer a ressurreição de Jesus Cristo, visto que, para os católicos são precedidos pelos 40 dias da quaresma, período de jejum, orações e penitências. 
Mas, para outros Páscoa também é sinônimo de muito, mas muito chocolate. Graças aos franceses que tiveram a feliz ideia de utilizar um símbolo pagão – o ovo – que antigamente era totalmente decorado para simbolizar a ressurreição de Cristo em uma especiaria dos deuses. 
Isso é a história do chocolate ou simplesmente do cacau se confunde com a do povo latino, principalmente, com o cultivo da planta pelos povos maias e astecas, mas, foi com os europeus que esse produto tornou-se algo fino e de agradável paladar. Atualmente, o chocolate é algo essencial na vida de qualquer ser humano. 
Não é atoa que a engenheira de alimentos Martha Sakomoto, largou sua carreira na capital paulista para se dedicar única e exclusivamente a um negócio de família – sorveteria. Nascia a Doce Pecado com a vontade de explorar os sabores e extrair o melhor que cada ingrediente poderia oferecer. 
O negócio não prosperou, mas, a vontade de trabalhar com doces continuou latente em Martha que resolveu juntar o útil ao agradável e transforme seus dotes culinários em um negócio rentável. Começou nos idos de 2004 e 2005 fazer bolos para casamentos e festas infantis. 
“Há alguns anos os bolos de casamento eram de dois ou três andares, como, os docinhos ficavam expostos pela mesa. Atualmente, os bolos já tem formatos de seis andares e os doces ficam em aparadores. Em pouco tempo muda aos vontades e nós temos que estar preparados”. 
Com sua sobrinha e sócia Cibele Torres Sakomoto prepara todos tipos de doces – trufas, pães de mel, doces finos para casamentos, aniversários e confraternizações, mas viram no período de páscoa um importante filão para continuar neste delicioso mercado. 
“Não é de hoje que o período da Páscoa é para nós o melhor período de venda e de exposição, afinal, somente no ano passado foram mais de 100 ovos de páscoa e para esse ano queremos mais”. 
Segundo Martha para esse ano as novidades são os ovos embrulhados com cascas recheados de sabores paçoca e trufado de pistache. Mas também outras linhas de produtos como os kit de ovinhos, a caixa trio e os ovos de colher. Esse último foi uma grande novidade no ano passado. 
“Neste período nos trabalhamos bastante, acompanhamos de perto as novidades do mercado para trazer aos nossos clientes. Ano passado a novidade era os ovos de colher, já neste ano vários concorrentes nos copiaram, mas graças a Deus, nós sabemos que só copiam o que é bom. Para falar a verdade não tenho problema com isso não, tem espaço para todos”. 
Para esse ano, elas estão investindo também numa linha infantil com os personagem da Peppa Pig e Frozen. “Nós temos uma criança em casa e ela nos serve de termômetro para saber o que a criançada esta se interessando”. 
Após a finalização de todos os produtos, as próprias sócias produzem as fotos que são impressos no catálogo. “Quando trabalhava em São Paulo tive que produzir um catálogo de gelatina e junto da equipe de fotógrafos aprendi algumas técnicas de exposição de produtos que me ajudam hoje a tirar as minhas fotos”, comenta. 
Para manter a tradição do chocolate, bombons, ovo de páscoa, o trabalho começa com pelo menos um mês de antecedência, montando o catálogo de sabores que vão ser vendidos, bem como, as amostra para a degustação dos clientes. “Nossos produtos não são iguais de qualquer produtos de lojas especializadas, pois, não trabalhamos com conservantes. Nosso produto é caseiro que não se faz em alto escala. Fazemos por encomenda e com pelo menos uma semana de antecedência”. 
Para Cibele trabalhar com Martha é um mix de sentimentos bons, com muita criatividade, controle de qualidade, profissionalismo e responsabilidade. “A Páscoa não podia ser diferente, aqui nós elaboramos os melhores produtos para nossos clientes”. E agradece: Obrigado tia Martha por me permitir fazer parte desse mundo tão doce”, finaliza. 

PARA MANTER A FORMA TEM A OPÇÃO DE CHOCOLATES SAUDÁVEIS

Jaqueline prepara o cardápio exclusivo para a necessidade do cliente, seja aquele que deseja manter a forma ou se tratar por causa da diabetes ou obesidade
Há um ano e meio, a nutricionista Jaqueline Buranello deixou de lado os consultórios para se dedicar exclusivamente a Brigaderia Nutridoces. Um novo conceito de brigadeiros gourmet que possui mais cacau e são realizados com os melhores ingredientes. 
“Eu sempre fui chocólatra, mas sempre gostei também de aliar uma boa alimentação, com isso juntei o útil ao agradável – o amor pelo chocolate e o que tem de melhor para saúde de meus clientes”. 
Segundo Jaqueline para se ter um produto livre de ingredientes indesejados, o segredo é ter em sua porção mais de 50% do cacau em sua composição. 
“Não é atoa que os chocolates belgas, considerados os melhores chocolates do mundo possuem em sua composição 80, 90, 100% de cacau”, comenta. 
Jaqueline comenta ainda que os doces são apontados como os vilões das dietas e dos bons hábitos alimentares, mas que ultimamente estão ganhando releituras e se adaptando aos paladares de quem tem limitações alimentares. 
“Meu público é para aquelas pessoas que desejam manter a forma, como também os diabéticos e obesos que necessitam regularmente de produtos light, sem açúcar, glúten ou lactose”. 
Seus clientes tornam seus “pacientes”, pois, acabam pedindo dicas de nutrição  e de produtos que sejam saudáveis. “Para isso desenvolvi receitas saudáveis de chocolates, ovos de páscoa de colher com chocolates ao leite, meio amargo, com 0% de açúcar e lactose, não utilizando produtos como manteiga, margarina, gordura hidrogenada, conservantes e aromatizantes”. 
Ela hoje produz sucos detox, bolos caseiros de mais de 30 sabores e os famosos brigadeiros com mais de 50 sabores. 

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest