fbpx

Prefeito diz que aumento garantirá investimentos na área do saneamento

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (PSDB), reconheceu na manhã de hoje (1), através de sua assessoria de imprensa, que os penapolenses são afetados pela crise econômica que assola o país, contudo, pensou na saúde financeira do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penapolis) para conceder o aumento de 10% na tarifa da água. “Assim como os demais brasileiros, os penapolenses também são afetados pela crise econômica do Brasil. Temos no país o maior índice de desemprego já registrado”, afirma.

“Porém precisamos garantir os investimentos, melhorias e ampliação na rede de distribuição de água e coleta de esgoto. Para este ano, temos outro grande investimento, de cerca de R$ 1 milhão, com o início da construção do Reservatório do Pereirinha”, conclui o prefeito.

Aumento

A assessoria explicou ainda que para manter investimentos, o Daep reajustou a tarifa de água e esgoto em 10%, de acordo com o Decreto 5537/17. A medida entra em vigor a partir deste mês e é necessária para garantir os investimentos e melhorias no tratamento, distribuição e reservação de água.

Em junho, o Conselho Gestor de Saneamento havia aprovado um reajuste de 19,86%, referente à reposição inflacionária desde 2015, data da última correção. No entanto, após análise do governo municipal, foi definida a reposição somente da inflação de 2016, acrescida de um percentual de investimentos, o que totalizou 10% de reajuste.

Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, existem várias obras de melhoria da infraestrutra que deverão ser feitas, e o reajuste é fundamental para a sustentabilidade financeira da autarquia. “Para calcular o reajuste, foram analisados os crescentes aumentos dos custos operacionais. Isso inclui os aumentos da folha de pagamento e dos insumos para tratamento de água. Além disso, os gastos com a energia elétrica, a segunda maior despesa do Daep”, esclarece o presidente. (Com informações da Secom/PMP)

Foto: Alexandre Souza/Folha da Região

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest