Barbudo de opinião
seja membro

Prefeito diz que aumento garantirá investimentos na área do saneamento

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
nova ação de improbidade contra célio

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (PSDB), reconheceu na manhã de hoje (1), através de sua assessoria de imprensa, que os penapolenses são afetados pela crise econômica que assola o país, contudo, pensou na saúde financeira do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penapolis) para conceder o aumento de 10% na tarifa da água. “Assim como os demais brasileiros, os penapolenses também são afetados pela crise econômica do Brasil. Temos no país o maior índice de desemprego já registrado”, afirma.

“Porém precisamos garantir os investimentos, melhorias e ampliação na rede de distribuição de água e coleta de esgoto. Para este ano, temos outro grande investimento, de cerca de R$ 1 milhão, com o início da construção do Reservatório do Pereirinha”, conclui o prefeito.

Aumento

A assessoria explicou ainda que para manter investimentos, o Daep reajustou a tarifa de água e esgoto em 10%, de acordo com o Decreto 5537/17. A medida entra em vigor a partir deste mês e é necessária para garantir os investimentos e melhorias no tratamento, distribuição e reservação de água.

Em junho, o Conselho Gestor de Saneamento havia aprovado um reajuste de 19,86%, referente à reposição inflacionária desde 2015, data da última correção. No entanto, após análise do governo municipal, foi definida a reposição somente da inflação de 2016, acrescida de um percentual de investimentos, o que totalizou 10% de reajuste.

Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, existem várias obras de melhoria da infraestrutra que deverão ser feitas, e o reajuste é fundamental para a sustentabilidade financeira da autarquia. “Para calcular o reajuste, foram analisados os crescentes aumentos dos custos operacionais. Isso inclui os aumentos da folha de pagamento e dos insumos para tratamento de água. Além disso, os gastos com a energia elétrica, a segunda maior despesa do Daep”, esclarece o presidente. (Com informações da Secom/PMP)

Foto: Alexandre Souza/Folha da Região

Como você está lendo este texto hoje, tenho um pequeno favor a pedir. É sabido que estamos em momento de crise e incerteza, mas, a solidariedade e a esperança é que me move todos os dias.

Dezenas de leitores, deram um passo para nos apoiar financeiramente. Isso nos mantem abertos e independentes. Ao contrário de outros portais de notícias, o jornalismo profissional do Blog do Faria está disponível para que todos possam ler, independentemente se podem pagar ou não.

Afinal, acreditamos na informação e como ela pode impactar as pessoas, comunidades e/ou inspirá-las a realizar seus sonhos e objetivos. Meu objetivo é oferecer aos leitores uma perspectiva crítica de ações de governo – seja ela, de qual esfera de poder for, pois acabam moldando a realidade a que estamos inseridos.

Cada contribuição, fortalece nosso jornalismo profissional. Apoie o Blog do Faria com apenas R$ 9,90/mês.

comentários

Os comentários não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Lembre-me no mês que vem

Enviaremos a você no máximo duas mensagens no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prefeito diz que aumento garantirá investimentos na área do saneamento

BLOGDOFARIA

Barbudo de opinião

Envie sua notícia