fbpx

Pagamento via pix

POR CHAVE ALETÓRIA: 

322bd22c-bba9-4447-beff-bd9d13faed44

Pitacos #39 – Meus palpites para as eleições de outubro…

Ricardo Faria

Ricardo Faria

Ricardo Faria, é jornalista e autor do Blog do Faria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Como eu gosto de palpitar, vou fazê-lo sobre as próximas eleições para a Prefeitura de Penápolis. É um verdade chute faltando sete meses. Mas anote aí e no início de outubro você pode me cobrar…

Candidatos
Muito provavelmente teremos cinco candidatos novamente – o atual prefeito Célio de Oliveira [PSDB]; o ex-prefeito João Luís dos Santos [PT]; o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Caíque Rossi [PV]; o ex-presidente da Funepe Éder Granato [PV] e um indicado do PP.

Relutante
O mais relutante em assumir uma pré-candidatura é o ex-prefeito João Luís, que em entrevistas comentou que não sairá candidato novamente. Mas, a sua forte entrada na educação onde é supervisor de ensino da Diretoria de Ensino, tendo aliados tanto na Apeoesp e na Funepe [onde membros do partido tem a presidência e alguns cargos na direção], fazem dele um candidato muito forte. Aliás, de acordo com algumas informações existe uma ala grande e muito forte dentro da própria Secretaria Municipal de Educação se mobilizando para ter o projeto petista de volta.

Porém…
E se não for o João Luís o candidato quem o PT indicaria? Informações de membros da própria direção é de que seria o Alexandre Gil, político que tem a carisma da igreja católica e atual presidente da Câmara Municipal. Todavia, não tem a unanimidade dentro de seu partido, classificando-o que não é de grupo. Mas quem seria então? Definitivamente o PT não tem um novo nome e isso pode abrir a possibilidade para figuras de outros partidos, tendo o apoio e um eventual vice dos petistas.

Jovem
Um dos nomes seria do próprio vereador Caíque Rossi [PSD], que tem o apoio de seu presidente nacional, Gilberto Kassab, para lançar uma candidatura própria. Kassab atualmente é ministro das Cidades no governo da Dilma Rousseff e já deu ‘carta branca’ para Caíque [que também é coordenador regional do partido na região de Araçatuba] para negociar dobradinhas PSD/PT em outras cidades como Araçatuba por exemplo.

Jovem II
Após a saída do Célio de Oliveira do PSD para o PSDB, Caíque Rossi em uma postura radical começou a criticar o prefeito que ajudou a eleger e que passou quase três de anos de mandato defendendo-o. Muitos viram em Caíque um ‘vira casaca’, mas, a leitura pode ser outra. Ele está defendendo um espaço, mostrando através de pesquisas, que é essencial para eleger o próximo prefeito [seja ele qual for], por sua baixa rejeição. Contudo, sinto que essa ruptura ainda terá novos capítulos e uma eventual dobradinha Célio e Caíque não está descartada.

Pesquisas
Dando uma pequena pausa nos pitacos, corre nos bastidores duas recentes pesquisas [que ainda não tive acesso] de que para além dos possíveis vitoriosos se as eleições fossem hoje, a rejeição é muito mais latente. Célio de Oliveira [PSDB] 38% de rejeição, João Luís [PT] 25% e Caíque Rossi [PSD] apenas 6%.

Na mão
A rejeição do prefeito Célio de Oliveira [PSDB], mostrada na pesquisa é perfeitamente natural, visto que, é o atual mandatário. E isso reflete também a instabilidade política que assola Brasília, onde a maioria da sociedade coloca no mesmo saco toda a classe política. Entretanto, com a administração na mão, Célio terá condições de mostrar seus feitos nestes três anos e meio. Onde trouxe diversas empresas que gerarão diversos empregos.

Terceira via?
Fora dos holofotes, o coronelismo de Ricardo Castilho tende arrefecer, pois, seu pupilo Éder Granato se quer é conhecido da grande maioria na cidade. Se quer apareceu nas primeiras pesquisas e é muito provável que nos próximos meses mudem de estratégia. Mas, para que lado vão? Pois, Éder mesmo sendo amigo pessoal de João Luís é um ferrenho crítico ao PT. A própria direção petista já mandou o recado: ‘Éder aqui não!’. Do outro lado figurões do PSDB não quer ver o Ricardo nem ‘pitando de outro’ e do PROS [antigos pupilos de Ricardo] não aliariam. Nestes casos será que ponho a minha mão no fogo?

Terceira via II?
Há também uma eventual candidatura do Partido Progressista, do ex-secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Durval Correa Leite, o Tuca, que está para lançar um nome. Não sabemos muita coisa, mas, esperaremos pra ver onde vai dar.

Palpite
Se confirmado essas cinco candidaturas, é muito provável que o prefeito Célio de Oliveira [PSDB] se reeleja. Pois, em 2012 também com cinco candidatos, Célio precisou de apenas 36% dos votos válidos para se eleger. Como disse o colunista da Folha de São Paulo, Leão Serva: “Em regime de reeleição, o jogo muda completamente, como se o mandato executivo passasse a ter oito anos, com direito a “recall” após quatro. Ou seja: precisa ser um administrador muito ruim para ser demitido no meio de um governo que, de fato, tem oito anos. Muitos analistas e eleitores brasileiros não entenderam isso e tratam as disputas em que há candidatos a reeleição como as outras. Não são. Mesmo mal avaliado, o mandatário tende a vencer o processo porque todos os que votaram nele tendem a confirmar o voto para completar o prometido”. E creio que isso deva acontecer por aqui.

Páscoa
Estamos nos aproximando da Páscoa e o Blog do Faria lança pelo segundo ano consecutivo a campanha “Páscoa Solidária”, onde escolhemos uma instituição municipal e doamos diversos ovos. Este ano precisamos de 27 com peso de 196 gramas. As entregas poderão ser feitas na Avenida Santa Casa, 1197. Para saber mais sobre a campanha acesse: blogdofaria.com.br/pascoa-solidaria/

Bem, esses são meus palpites. Agora vou guardar minha bola de cristal e meu analista político na caixinha de surpresas, que só vou reabrir em outubro. Até lá. Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para ricardo@blogdofaria.com.br. E acesse: www.blogdofaria.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

ARQUIVADO EM:

Deixe a sua opinião sobre o assunto...

Pagamento via pix

POR CHAVE ALETÓRIA: 

322bd22c-bba9-4447-beff-bd9d13faed44