Barbudo de opinião
seja membro

Museu do Sol realiza exposição ‘Cores’ com obras de alunos do ateliê de artes

Exposição Cores

Nesta quinta-feira (05), a partir das 20h, o Museu do Sol inaugura a exposição ‘Cores’, com obras dos alunos do ateliê de artes do museu. A mostra é composta por desenhos, bordados e cerâmicas, produzidas pelos participantes das oficinas durante o ano todo. A entrada é gratuita.
As oficinas foram ministradas pelas professoras de desenho e pintura em papel, Andrea Moreira; de cerâmica, Celina Passafaro e de bardado finos, Maria Lúcia Lima da Silva, a Malú. Ao todo mais de 70 alunos frequentam as aulas no museu.
Segundo o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, os alunos tiveram aulas semanais e durante o período conheceram técnicas que aprimoraram seus talentos.
“Nosso intuito com o ateliê é de proporcionar as crianças e adolescentes que frequentam as oficinas, o estímulo à criatividade e a vivência da arte, com objetivo sua própria forma de expressão artística. E com a exposição mostraremos a comunidade o que eles puderam produzir durante todo ano”, comenta.

TEATRO

Como parte da abertura da exposição ‘Cores’, haverá duas apresentações teatrais. Ambas fazem parte do curso de teatro, ministrado pela atriz e diretora Paula Sassi e, que possibilitaram aos alunos utilizarem ferramentas da comunicação, trabalhadas durante o segundo semestre.
A turma infantil apresentará “A assembleia dos ratos”, inspirada na fábula homônima de Esopo. No elenco, Alícia Ribeiro Castilho, Ester Fernandes Torrezan, Júlia Ribeiro Palomino de Freitas, Lucas Leite Candido e Luiza Sassi Domingues.
Já a turma juvenil escolheu a música “Pupila”, de Ana Clara Caetano Costa e Vitor Barbiero Kley como inspiração para performance. No elenco, Bruno Casarotto, Maria Eduarda Benetti, Maria Luísa Donzelli e Valentine Alves Ramos.

FEIRINHA

O Museu do Sol promove no próximo dia 20 de dezembro, das 17h às 22h, a ‘Feirinha no Museu’ com diversas atividades. O evento tem por objetivo fortalecer os vínculos entre a instituição e a população de Penápolis e região.
Durante o evento, os visitantes poderão comprar lembranças na lojinha de souvenirs do Museu do Sol, com obras confeccionadas por artistas penapolenses, como a ceramista Celina Passafaro. Entre os produtos estão cerâmicas, bijuterias, sacolas com imagem do museu e cartões postais.
Beto salienta ainda que estes produtos são ótimas alternativas de lembranças para dar de presente neste natal. “Muitas pessoas que visitam a nossa cidade, desejam levar para si ou para presentear um amigo ou parente, uma pequena lembrancinha de recordação. Ainda mais neste período natalino”, diz.

MUSEU

O Museu do Sol é o primeiro museu de Arte Naïf da América Latina e foi fundada pela artista Iracema Arditi em 1972 em São Paulo. Já em 1978 teve a sua transferência para Penápolis.
O espaço é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a arte ingênua brasileira. Atualmente conta com 416 tombamentos em pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, entalhes e objetos. O Museu possui a coleção mais representativa da Arte Naïf do Brasil.
Além disso, mantém há mais de 30 anos, ateliê de criação artística atendendo pessoas de diversas idades em sessões semanais, sendo que a iniciativa promove a obra de pintores da cidade e região, bem como, aproxima o público da arte.
A coleção do Museu do Sol foi a primeira do gênero, formada no Brasil, e desde sua fundação recebe continuada visitação. O museu realiza exposições periódicas, palestras e oficinas culturais, bem como, coleta, documenta e promove o gênero primitivo de arte.

SERVIÇO

O Museu do Sol está localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 798 e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652 0590 e 3652 7851, e ou enviar e-mail para: museudosol@museudosol.art.br.

Como você está lendo este texto hoje, tenho um pequeno favor a pedir. É sabido que estamos em momento de crise e incerteza, mas, a solidariedade e a esperança é que me move todos os dias.

Dezenas de leitores, deram um passo para nos apoiar financeiramente. Isso nos mantem abertos e independentes. Ao contrário de outros portais de notícias, o jornalismo profissional do Blog do Faria está disponível para que todos possam ler, independentemente se podem pagar ou não.

Afinal, acreditamos na informação e como ela pode impactar as pessoas, comunidades e/ou inspirá-las a realizar seus sonhos e objetivos. Meu objetivo é oferecer aos leitores uma perspectiva crítica de ações de governo – seja ela, de qual esfera de poder for, pois acabam moldando a realidade a que estamos inseridos.

Cada contribuição, fortalece nosso jornalismo profissional. Apoie o Blog do Faria com apenas R$ 9,90/mês.

comentários

Os comentários não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Lembre-me no mês que vem

Enviaremos a você no máximo duas mensagens no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Museu do Sol realiza exposição ‘Cores’ com obras de alunos do ateliê de artes

BLOGDOFARIA

Barbudo de opinião

Envie sua notícia