fbpx

Penápolis quer se transformar em Município de Interesse Turístico

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Plano Diretor fez análise das forças e fraquezas do município; Entre as forças possui a expressiva quantidade de museus e acervos históricos

A administração municipal protocolou no final de dezembro de 2017, pedido junto ao deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Itamar Borges (PMDB), para transformar a cidade de Penápolis, em Município de Interesse Turístico (MIT). O título traz importantes investimentos financeiros à cidade.
O Plano Diretor do Turismo que o BLOG DO FARIA teve acesso com exclusividade, possui mais de 100 páginas e faz uma análise completa dos recursos e atrativos turísticos de Penápolis. O inventário é assinado pelo turismóloga Erika Domingues Caldeira.
No documento, a turismóloga com o apoio de profissionais do governo municipal e membros do Conselho Municipal de Turismo de Penápolis (Comturpe), fez a análise do cenário contando com suas forças e fraquezas, bem como, suas oportunidades e ameaças.
Para Caldeira, as forças e fraquezas são determinadas pela posição atual do município em relação ao Turismo e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos – isto é, vantagens e desvantagens com outros municípios.
Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos.
Entre as forças elencadas no documento estão a rica representatividade cultural; a expressiva quantidade de museus e acervos históricos; expressivo incentivo a preservação ambiental e o rico potencial de turismo cultural, religioso, de compras e de negócios.
Nas fraquezas, o documento traz a insuficiência de recursos humanos capacitados para o turismo; o fechamento dos museus aos finais de semana; a pouca divulgação do município como destino turístico em nível nacional; e a inexistência de sinalização turística de acesso ao município.

PROJETO
O pedido da administração foi transformado em projeto de lei pelo deputado Itamar Borges (PMDB) e publicado no dia 27 de dezembro, no Diário Oficial.
Segundo o parlamentar, o projeto foi em atendimento a um pedido do prefeito Célio de Oliveira (PSDB) e de seu vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (PMDB), dos vereadores e da secretaria de turismo.
“A cidade tem potencial para se tornar MIT. O turismo movimenta a economia do município, gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento regional. O investimento vai fomentar o turismo e melhorar os serviços públicos de Penápolis”, disse Itamar Borges.
No projeto, o deputado ressalta que o município de Penápolis é considerado o Polo Regional da Cultura do Noroeste Paulista e possui atrativos diversificados que combinam Cultura, Compras, Negócios, Religiosidade, Meio Ambiente e Turismo.
“A cidade oferece grandes diferenciais, como o primeiro (e único) Santuário de São Francisco de Assis fora da Itália, a Primeira Escola de Bush Craft do Brasil, uma Vinícola e Museu de Art Naif da América Latina, que impulsionam o Turismo em Penápolis, sem contar com a qualidade do comércio local, a grande demanda de viajantes de compras e negócios e as belíssimas cachoeiras, rios e ribeirões poucos explorados”, finaliza.
No total, até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico. Além disso, o Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas e com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.
O projeto segue agora os trâmites da Assembleia Legislativa de São Paulo e em seguida irá para sanção do Governador Geraldo Alckmin.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest