Penápolis quer se transformar em Município de Interesse Turístico

Ricardo Faria

Ricardo Faria

Ricardo Faria, é jornalista e autor do Blog do Faria.

Plano Diretor fez análise das forças e fraquezas do município; Entre as forças possui a expressiva quantidade de museus e acervos históricos

A administração municipal protocolou no final de dezembro de 2017, pedido junto ao deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Itamar Borges (PMDB), para transformar a cidade de Penápolis, em Município de Interesse Turístico (MIT). O título traz importantes investimentos financeiros à cidade.
O Plano Diretor do Turismo que o BLOG DO FARIA teve acesso com exclusividade, possui mais de 100 páginas e faz uma análise completa dos recursos e atrativos turísticos de Penápolis. O inventário é assinado pelo turismóloga Erika Domingues Caldeira.
No documento, a turismóloga com o apoio de profissionais do governo municipal e membros do Conselho Municipal de Turismo de Penápolis (Comturpe), fez a análise do cenário contando com suas forças e fraquezas, bem como, suas oportunidades e ameaças.
Para Caldeira, as forças e fraquezas são determinadas pela posição atual do município em relação ao Turismo e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos – isto é, vantagens e desvantagens com outros municípios.
Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos.
Entre as forças elencadas no documento estão a rica representatividade cultural; a expressiva quantidade de museus e acervos históricos; expressivo incentivo a preservação ambiental e o rico potencial de turismo cultural, religioso, de compras e de negócios.
Nas fraquezas, o documento traz a insuficiência de recursos humanos capacitados para o turismo; o fechamento dos museus aos finais de semana; a pouca divulgação do município como destino turístico em nível nacional; e a inexistência de sinalização turística de acesso ao município.

PROJETO
O pedido da administração foi transformado em projeto de lei pelo deputado Itamar Borges (PMDB) e publicado no dia 27 de dezembro, no Diário Oficial.
Segundo o parlamentar, o projeto foi em atendimento a um pedido do prefeito Célio de Oliveira (PSDB) e de seu vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin (PMDB), dos vereadores e da secretaria de turismo.
“A cidade tem potencial para se tornar MIT. O turismo movimenta a economia do município, gera emprego e renda e contribui para o desenvolvimento regional. O investimento vai fomentar o turismo e melhorar os serviços públicos de Penápolis”, disse Itamar Borges.
No projeto, o deputado ressalta que o município de Penápolis é considerado o Polo Regional da Cultura do Noroeste Paulista e possui atrativos diversificados que combinam Cultura, Compras, Negócios, Religiosidade, Meio Ambiente e Turismo.
“A cidade oferece grandes diferenciais, como o primeiro (e único) Santuário de São Francisco de Assis fora da Itália, a Primeira Escola de Bush Craft do Brasil, uma Vinícola e Museu de Art Naif da América Latina, que impulsionam o Turismo em Penápolis, sem contar com a qualidade do comércio local, a grande demanda de viajantes de compras e negócios e as belíssimas cachoeiras, rios e ribeirões poucos explorados”, finaliza.
No total, até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico. Além disso, o Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas e com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.
O projeto segue agora os trâmites da Assembleia Legislativa de São Paulo e em seguida irá para sanção do Governador Geraldo Alckmin.

JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA MEMBRO DO BLOG DO FARIA

APOIE O NOSSO PROJETO

R$9,90/mês

os primeiros 7 dias grátis

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Penápolis quer se transformar em Município de Interesse Turístico