Após a realização da 2ª Conferência Municipal da Juventude, que teve abertura no salão nobre da Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho e plenárias no auditório da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), os jovens já estão se preparando para a Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília (DF).
Como já divulgado, a 2ª Conferência da Juventude de Penápolis discutiu a Juventude no contexto democrático e a sua participação no Desenvolvimento Nacional. Foi priorizado, nessa discussão municipal, o Plano Nacional de Juventude e as suas prioridades para o período de 2011-2015 e ainda a articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude. Em Penápolis o evento teve apoio da Prefeitura e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
Debatido esse tema, os representantes escolhidos estiveram no município do Guarujá (SP), no início de novembro, quando ocorreu a Conferência Estadual com a participação de 1.300 jovens de várias regiões do Estado. Nesse evento foram escolhidos os jovens (delegados) que irão para a capital Federal e Penápolis enviará dois representantes.
Penápolis
Foram eleitos delegados os jovens Matheus Garcia e Ricardo Faria – que participará de sua 2ª conferência, sendo o único representante da região de Araçatuba a compor a COE/SP (Comissão Organizadora Estadual de São Paulo). Os dois, acompanhados de Ivana de Falchi, Ariel Estela Oliveira e Amanda Uaira, foram recebidos na manhã de quinta-feira, 17, pelo prefeito João Luís dos Santos, quando entregaram ao chefe do Executivo penapolense cópias das propostas que serão encaminhadas para Brasília. “A nossa visita hoje, ao prefeito, é para apresentar os jovens que participaram das discussões no Guarujá e informar que teremos dois representantes na Conferência Nacional”, disse Ricardo Faria, explicando que o evento ocorre nos dias 09, 10 11 e 12 de dezembro.
O prefeito agradeceu a visita, elogiou a atuação do grupo nas discussões sobre os problemas enfrentados pela juventude e ainda incentivou a equipe apresentar as propostas e reivindicações, discutidas e aprovadas em Brasília, à sociedade local e, especialmente aos representantes políticos como subsídios para os próximos governantes municipais.
“Vocês estão de parabéns e esperamos que a cidade e os jovens penapolenses estejam bem representados em Brasília”, disse o prefeito.
Na conferência estadual estiveram presentes também Cristiane Hansen, Mayara Macedo e Bruno Ferreira.
Secom – PMP