fbpx

PITACOS #26

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print
Agradecimentos 
Esperei pacientemente 555 dias. Foi quando procurei o jornalista Gilson Ramos pedindo um espaço opinativo semanalmente no INTERIOR, pois, não gostaria deixar de dar os meus “pitacos” sobre os acontecimentos da cidade. Na época, ele me fez uma contraproposta e aqui estou, um ano e cinco meses depois escrevendo diariamente a página 3. Agora surge nova oportunidade, escrever quinzenalmente em um dos maiores jornais da história da cidade. Espero honrar com louvor e dedicação. 
Conferência 
Na quarta-feira (26), a Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e Secretaria Municipal de Cultura realizaram no CEU das Artes, a 3ª Conferência Municipal de Juventude. Na oportunidade teve a participação de mais de 100 jovens de diversas escolas públicas e particulares do município.   
Conferência II
Durante a conferência tanto o prefeito Célio de Oliveira, como, alguns secretários ficaram deslumbrados com o tanto de jovens que o Conselho Municipal de Juventude, conseguiu mobilizar para essa etapa. Foi sem dúvida e sem medo de errar, a maior das três etapas que já realizamos. Queria agradecer as funcionárias da Secretaria de Esportes – as professoras Regina e Márcia e a estagiária Fabriny. Da Secretaria de Cultura, Luiz Colevatti e Norberto Belan. E os membros do Conselho Municipal de Juventude, pelo belíssimo trabalho desenvolvido antes e durante o evento. 
Propostas
Uma das propostas e recorrentes na Conferência Municipal de Juventude é a efetivação da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude criada em 2005 e até agora sem um coordenador de fato. Todos os jovens foram unânimes em entender a importância de ter um espaço dentro do governo que pense as políticas públicas para os jovens. Sem dúvida, o Conselho de Juventude vai encampar essa bandeira. 
Propostas II
A conferência propôs 11 temas de discussão e entre eles o de Território e Mobilidade Urbana. E não é que a juventude pensa diferente do governo? Eles elaboram uma proposta de expansão comercial para os bairros, que busca incentivar novos corredores comerciais. Diferentemente do projeto do governo municipal com o densamento ainda maior no centro. Espero que com essa resposta da juventude, o governo possa repensar suas atitudes, pois, só beneficiam meia dúvida de pessoas. 
Estadual 
Durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude, foram eleitos dois jovens para a etapa estadual da Conferência, a ser realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Atibaia, onde terão mais de 2 mil jovens discutindo e propondo ações para melhorar as Políticas Públicas de Juventude no Estado de São Paulo. Os representantes penapolenses serão Larissa Gimenes e Leandro Martins da Rocha. 
Conselho
Também houve durante o evento, a eleição de cinco jovens que farão parte do Conselho Municipal de Juventude nos próximos dois anos. São eles – Lucas Pereira, Damaris Sonsino, Cyntia Giovana Martins, João Victor Adriano e Maria Eduarda. O Conselho reúne-se toda primeira segunda-feira do mês, sempre às 14h, na Sala Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Exceto em setembro que a nossa reunião será no dia 14, pois, dia 7 é feriado. 
Campeão 
Ocorreu na tarde de ontem (27), uma linda homenagem ao nadador penapolense Thiago Simon, campeão dos 200m peito no Pan-Americano de Toronto no Canadá. Ele recebeu das mãos do prefeito Célio de Oliveira um certificado de reconhecimento pela conquista e depois percorreu as ruas da cidade em cima do caminhão de bombeiros até o Parque Aquático (onde tudo começou). Lá descerrou placa em sua homenagem. 
Sarau
Amanhã (29), no Anfiteatro do CEU das Artes, a partir das 19h30, o Coletivo Feminista Cora Coralina realiza o Sarau Liberdade e Resistência Feminina. O evento tem como objetivo, além de, discutir as questões das mulheres através da música, da poesia, do teatro e de intervenções artísticas, divulgar a 2ª Conferência Municipal da Mulher que ocorrerá em setembro. Além disso, as mulheres do coletivo estão preparando um brechó com roupas, calçados e acessórios em geral com valor máximo de cada peça R$7,00. 
Cotas 
Também amanhã, a Lei 12.711/2012 (Lei das Cotas nas Universidades) completa três anos. Até 2015, a medida já ofertou aproximadamente 150 mil vagas para os negros, o que provou ser um instrumento eficaz para reduzir as desigualdades existentes na sociedade. A medida permitiu o ingresso no ensino superior de jovens que normalmente não teriam essa chance. Além das vagas garantidas pelas cotas, os estudantes negros também têm acesso ao Fies e o Prouni, que auxiliam no ingresso e na permanência em instituições privadas de ensino superior.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest