fbpx

PITACOS #41 – Projeções políticas, “rebaixado”, incoerências e minha saída do PSB

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Projeções
Há um mês, resolvi dar meus pitacos sobre o cenário político eleitoreiro de Penápolis, mesmo sabendo que o jogo no tabuleiro ainda estava muito instável. Mas, resolvi correr o risco. Pois bem, eu errei em partes! Não esperava que o Caíque Rossi, juntamente com o vereador Dr. Rodolfo e o procurador jurídico da Câmara de Vereadores e grande estrategista político Márcio Reis fosse tirar um coelho tão grande de dentro de uma cartola tão pequena.

Bancada
Digo isso, por que, desde as eleições de 2012, quando o PSD [Partido Social Democrático] reelegeu Caíque Rossi com a votação mais expressiva da história de Penápolis, elegendo de “lambuja” os vereador Ricardinho Castilho, Lucas Casella e Jonas Chamarelli, até então eleitos pelo PV [Partido Verde], não imaginaria eu que em vinte dias, o jovem vereador conseguiria remontar uma equipe que com a saída do prefeito Célio de Oliveira para o PSDB foram com ele. Pois bem, ele só não mostrou que tem poder de articulação como transformar seu partido na maior bancada dessa legislatura com os incríveis seis vereadores. Lembrando que são apenas 13 hein!

Albino Incoerente
Outra “aquisição” de peso do PSD foi o professor e blogueiro Dr. Roberto Rillo Bíscaro. Ele assina um blog de muito sucesso que fala sobre albinismo. O assunto rendeu inclusive aparições em novela e uma entrevista no Programa do Jô. Na última eleição saiu candidato a deputado estadual pelo PC do B e teve 4.555 votos tornando-o um potencial puxador de votos nesta eleição. Na rede social salientou que esta indo para o PSD pela garra e a vontade de elaborar projetos que proporcionará o desenvolvimento da amada Penápolis”.

Palpite
Mesmo com toda esse reviravolta, ainda creio que se a oposição não se unir entorno de um projeto, o PSDB com o prefeito Célio de Oliveira volta a governar a cidade depois de 12 anos via urna, pois, agora caiu no colo vamos confessar né!? Não tenho dúvida que com cinco candidatos, Célio com a máquina administrativa na mão tende a ganhar novamente a eleição.

“Rebaixado”
Deu o que falar o meu texto no Blog do Faria, pois, no título usei a palavra “rebaixado” para citar o vereador Jonas Chamarelli [PSD]. Nós sabemos que não é demérito algum trabalhar como vigia em cancelas. Mas, segundo consta, para o servidor público e atualmente vereador isso o é! Tanto é, que ouvi de um importante correligionário que Jonas irá tirar férias, abonadas e inclusive as ilegais horas extras, mais, o período eleitoral para não voltar a exercer a sua função de origem. Vereador isso é vergonha de lhe verem como vigia?

Estacionamento
Deu o que falar no fim de semana passado, a faixa que a Santa Casa através da Prefeitura de Penápolis colocou alertando os usuários que o estacionamento do hospital passaria a ser cobrado a partir da última segunda-feira (28). Ainda bem que o prefeito Célio de Oliveira tomou a decisão de vetar a cobrança. Mesmo sendo em prol de um bem maior, creio que, se o prefeito casou com a “viúva” [Santa Casa] agora tem de cuidar.

Avanhandava
A Câmara Municipal de Avanhandava rejeitou no último dia (14), as contas da prefeita Sueli Navarro Jorge (PSDB) referente ao exercício de 2012, último ano do primeiro mandato. A prefeita diz que vai pedir ao legislativo que reveja a decisão, caso contrário, irá recorrer à justiça.

Avanhandava II
Por oito votos a um, os parlamentares endossaram o parecer do TCE [Tribunal de Contas do Estado], pela rejeição das contas da administração, pois, o balanço apresentado pela chefe do executivo apontaram falta de pagamento de precatórios, a reversão do resultado orçamentário superavitário de 2,95% referentes a 2011, o aumento do déficit financeiro em 35,55% passando de R$ 1,1 milhão para 1,4 milhões negativos e gastos com pessoal acima dos 56,69%, sendo que o limite prudencial é de 51%.

Avanhandava III
Para a prefeita Sueli Navarro Jorge houve uma precipitação da Câmara Municipal de Avanhandava. “Os vereadores votaram o parecer do TCE sem ao menos ouvir a minha defesa. Temos esperança de reverter isso, por isso mesmo, vamos pedir ao legislativo para rever a decisão. Caso não ocorra vamos recorrer as instâncias superiores”, comenta a prefeita.

Incoerência
Tá virando moda romper com o governo e continuar nele? O vice-presidente Michel Temer [PMDB] aprendeu direitinho com o vice-prefeito Ricardo Castilho [PV] que no final desse ano completará seis anos dos oito como vice [nas gestões do ex-prefeito João Luís e do atual Célio de Oliveira] que ele está rompido. Não é à toa que no próximo dia 9 completará dois anos que publiquei o meu pedido: “Ricardo Castilho porque não renuncia?“. O meu coro ainda não terminou, mas, agora é complementado com o de “Temer já que rompeu renuncia”.

Curiosidade
A título de curiosidade [segundo os dados do portal da transparência] o vice-prefeito já recebeu desde 2013 mais de R$ 166,2 mil sem trabalhar. Ricardo Castilho faz um favor a municipalidade devolve o dinheiro, pois, com ele podemos melhorar as vias públicas, comprar remédios que faltam diariamente ou simplesmente terminar o teatro municipal. O que acha!?

PSB
Durante os últimos cinco anos da vida dediquei-me ao PSB [Partido Socialista Brasileiro], pois, além de conhecer amigos para toda vida, tinha a linda história construída pelo Dr. Miguel Arraes [ex=governador de Pernambucano] e de seu neto o também ex-governador Eduardo Campos, que morreu num trágico acidente de avião em agosto de 2014. Porém, tudo na vida que começa pode terminar, o período dentro do partido chegou ao fim. O motivo são muitos: desde mudar drasticamente/tragicamente a postura quanto ao governo, há filiação de pessoas que desejam usar o partido para um projeto pessoal de poder aqui em Penápolis. Com isso não posso corroborar e como não pretendo manchar minha história resolvi descer desse barco furado.

Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para ricardo@blogdofaria.com.br. E acesse: www.blogdofaria.com.br

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest