fbpx

PITACOS #45 – Casa grande em ruínas e a senzala nas ruas pela democracia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Investimentos
Nota-se que mesmo com a crise política, que destruiu com a economia brasileira, o prefeito Célio de Oliveira [PSDB], conseguiu nos últimos quatros atrair investimentos importantes ou ajudar a recuperar de empresas importantes [como da antiga Usina Campestre]. Não à toa, que supermercados como Laranjão e a inauguração da Lojas CEM na manhã de hoje, mostram o quão importante será para a economia nos próximos anos. Sem contar na melhora significativa na geração de novos postos de trabalho.

Fechamento
Desde o fim da semana passada, há uma movimentação intensa de funcionários da Receita Federal, do Prefeito Célio de Oliveira e dos vereadores intercedendo junto às esferas estadual e federal para que não ocorra o fechamento da unidade em Penápolis. Pelo que consta, serão fechados mais de 100 postos de atendimento. Caso isso aconteça os usuários deverão se deslocar até Araçatuba.

Tecnológico
Outro assunto que tomou as pautas da Câmara Municipal de Penápolis na última segunda-feira [6], foi a ida de pelo menos quatro vereadores a cidade de Botucatu conhecer o Parque Tecnológico. O município é referência no interior paulista e Penápolis pode ser no noroeste paulista, pois, de todos os jovens que frequentam as universidades em cidades vizinhas, com toda certeza, metade são estudantes de algum tipo de engenharia. Fazendo de nós, uma cidade com ‘mão de obra’ ultra, mega qualificada. Só falta mesmo o incentivo.

Incentivo à cultura
No fim de semana passado, esteve em Penápolis a Cia. Mungunzá de Teatro apresentando dois espetáculos: “Poema suspenso para uma cidade em queda” e “Era uma Era”, que versam sobre as questões da memória e a marca que ele [nós] deixamos na história. Mas, o que mais me impressionou foi conversar com os integrantes e constatar uma coisa que venho falando há tempo. Nossos gestores culturais não estão dando a mínima para a política cultural. Não é só aqui em Penápolis, é infelizmente em todo país. Vide a extinção [e depois de luta] a volta do Minc [Ministério da Cultura].

Feirinha do Produtor
Depois do grande sucesso da primeira edição, acontece amanhã [11], das 8h às 15h, à Rua Otacílio Ferraz Pacheco, 230, a 2ª Feirinha da Madrugada do Produtor. Terá comidas típicas, pães, tortas, doces, salgados, verduras agroecológicas, linguiças especiais e cervejas artesanais. Além de artesanatos, antiguidades e pinturas, cerâmicas e porcelanas.

Bastidores
Na semana passada comentei com amigos de que cidades como Araçatuba e Birigui estão com os pré-candidatos a prefeito praticamente definidos, mas que, pelas bandas de Maria Chica as definições estão imprecisas. Isso porque fontes ligados ao PT já dão por certo que o ex-prefeito João Luís dos Santos não sairá mesmo candidato. Eles teriam reuniões nesta semana para decidir se lançariam um candidato próprio ou se comporiam com outra legenda.

Bastidores II
Obtive informações de membros da cúpula do PSB no estado de São Paulo, de que haverá obrigatoriedade por parte da estadual nas executivas municipais em apoiar o candidato do PSDB, isto é, aqui em Penápolis pelo prefeito Célio de Oliveira. A pressão se dá por dois motivos: a primeira é que o presidente do PSB/SP Márcio França também é vice-governador e um dos principais aliados do governador Geraldo Alckmin. E a segunda é que naturalmente Alckmin seria candidato à presidência e França ao governo estadual. É nítido que as composições PSDB/PSB visam as eleições de 2018.

Em ruínas
A Casa Grande está em ruínas. Depois de dois ministros do presidente interino Michel Temer caírem por áudios que claramente mostram a farsa desse processo de impeachment e dos reais motivos de obstrução das investigações da Lava Jato. Temer está “TEMERoso”, pois, quatro de seus principais aliados tiveram pedidos de prisão.

Rocha
Já na senzala, nós [o povo brasileiro] que reconhecemos e legitimamos através do voto a presidente Dilma Rousseff [PT], não saímos das ruas e a luta continua em todos os cantos desse país. O interessante os que batiam panela e pediam o fim da corrupção [como se a corrupção fosse o Partido dos Trabalhadores] agora assistem calados com que acontece no país. Tanto é, que a força do impeachment está desmoronando e parlamentares que outrora votava a favor, hoje estão revendo os votos. #NãoVaiTerGolpe #TemerJamais #ForaTemer.

Neste domingo [12], é Dia dos Namorados e queria agradecer Amanda Ribeiro por compartilhar dois anos e três meses de sua vida comigo. Te amo muito!

Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para ricardo@blogdofaria.com.br. E acesse: www.blogdofaria.com.br

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest