fbpx

PITACOS #52 – Sabatina da Juventude

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Sabatina
Pela primeira vez, o Conselho Municipal da Juventude, organizará uma Sabatina da Juventude com os candidatos a Prefeito de Penápolis. O evento será no próximo dia 28 de setembro, a partir das 8h, no Teatro Lúmine. E tem como objetivo discutir as questões relacionadas as políticas públicas voltadas para os mais de 14 mil jovens penapolenses de idade entre 15 e 29 anos. Isto é, cerca de aproximadamente 25% da população total do nosso município.

Ideia
Em abril, o Conselho Municipal de Juventude elaborou o calendário de ações para este ano. Entre as ações que se referem ao processo eleitoral, o conselho visitou todas as escolas estaduais do município, juntamente com o chefe do Cartório Eleitoral, da 87ª Zona Eleitoral em Penápolis, Samuel Pereira. Foram certamente mais de 100 títulos de jovens de 16 e 17 anos, que ainda não possui a obrigatoriedade de votar.

Regras
Na manhã de ontem (15), os representantes dos cinco candidatos a prefeito – Adão da Saúde (PT), Caíque Rossi (PSD), Carlinhos Baiano (PSB), Célio de Oliveira (PSDB) e Ricardo Castilho (PV), estiveram na sede do INTERIOR Penápolis (local neutro), para discutir as regras da Sabatina, bem como, para decidir a ordem de apresentação de cada um dos candidatos.

Tempo
Ficou acertado que cada candidato terá 30 minutos para apresentar suas propostas ao jovens, sendo que, destes os cinco primeiros minutos serão para apresentação, dez minutos com perguntas dos Conselho Municipal de Juventude, treze minutos de perguntas da plateia e dois minutos para as considerações finais. Para otimizar o tempo e proporcionar maiores questionamentos, tanto o Conselho, como a plateia terá 1 minuto para a pergunta e o candidato terá dois minutos.

Ordem
A ordem que foi definida em sorteio ficou assim: O primeiro será o candidato Carlinhos Baiano (PSB), das 8h10 às 8h40. O segundo candidato, já a partir das 8h50 às 9h20, será o vereador Caíque Rossi (PSD). O atual prefeito e candidato a reeleição Célio de Oliveira (PSDB), entrará na sabatina das 9h30 às 10h. O quarto a ser sabatinado será Ricardo Castilho (PV), das 10h10 às 10h40. E o último da sabatina será o candidato do PT, Adão da Saúde. Ele será das 10h50 às 11h20.

Pacto
Nos intervalos de uma sabatina para a outro, o Conselho Municipal de Juventude convidará os candidatos a prefeito a assinarem o Pacto da Juventude. O Pacto é um documento com as propostas de cada um dos eixos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. Entre eles estão, Participação, Educação, Trabalho, Diversidade, Saúde, Cultura, Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade e Segurança e Paz.

Propostas
Entre as propostas no Pacto da Juventude está a efetivação da Coordenadoria Especial de Políticas da Juventude, na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Aumentar os valores e ampliar o acesso ao Auxílio Combustível para jovens que estudam em cidades próximas como Araçatuba, Birigui e Lins; Criar editais de cultura, especificando uma parcela de vagas para jovens de 15 a 29 anos; Programa municipal de valorização de atletas penapolenses e a criação de ciclovias e ciclofaixas em todo o municípío de Penápolis.

Proibições
Ficou estabelecido ainda que não será permitida a entrada de cabos eleitorais com camisetas, bandeiras e/ou materiais de campanha. Além disso, será permanentemente proibido que o candidato faça referências ou citações ofensivas aos seus concorrentes e que; a plateia façam qualquer tipo de manifestações, como vaia ou aplausos.

Integrantes
Cada candidato terá o direito de levar quatro integrantes de sua coligação, sendo uma vaga para o vice-prefeito e três vagas para os assessores mais diretos. O Conselho disponibilizará ainda o espaço do camarim do Teatro Lúmine para que os candidatos e seus assessores possam esperar o horário de sua apresentação. Os lugares serão reservados pelo Conselho Municipal de Juventude. Caso candidatos a vereador apareçam por conta ficarão em pé, pois, a prioridade de assento será para o jovem.

Expectativas
A expectativa é que todos os candidatos a prefeito de Penápolis estejam abertos para além de ouvir os jovens, fazer propostas condizentes com a realidade atual de nosso município e da nossa juventude. Do outro lado, esperamos que os jovens estejam dispostos para ouvir as propostas e no dia 2 de outubro, votar consciente de acordo com suas convicções e principalmente pelo compromissos assumidos com os mais de 14 mil jovens.

Até lá. Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para ricardo@blogdofaria.com.br. E acesse: www.blogdofaria.com. br1616

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest