fbpx

PITACOS #31 – CULTURA EM PENÁPOLIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Renúncia
No dia 28 de outubro, após sete meses na presidência do Conselho Municipal de Cultura pedi minha renúncia da função, bem como, do quadro de conselheiros até o fim dessa atual gestão. Dois foram os motivos com as quais culminaram com minha saída. A primeira é que alguns membros que gerenciam a Secretaria Municipal de Cultura tem a pretensão de acharem que são autossuficientes nos fazeres culturais dessa cidade, boicotando qualquer tipo de ação que não vá de encontro com os quais não está no ‘script’.

Cancelamentos
O segundo nada mais é do que o cancelamento das atividades culturais para esses próximos dois meses – Festival de Teatro, Festival de Dança e o Orgulho Negro (Hip Hop). A justificativa é a uma vertiginosa queda de arrecadação e a necessária garantia de prestação de serviços essenciais. Esses serviços são Educação, Saúde e Saneamento Básico – todos eles possuem leis que regulamentam os investimentos, sendo que, em muitos casos como, por exemplo, a saúde que é obrigado por lei investir 15% e nos últimos anos estão investindo 35%? Fora isso, os recursos são divididos com outras secretarias.

Primeiro?
Por que a Cultura tem sempre que sofrer primeiro com os cortes de gastos? No início do ano, lembramos bem que por causa da epidemia de dengue, a administração municipal cancelou o Carnaval Popular. Na época, eu fui um dos que levantaram a bandeira de que mesmo com o cancelamento que o dinheiro economizado ainda ficasse na Secretaria de Cultura para investimento em formação. E aí será que investiu?

Conformismo
Eu fiquei pasmo com o conformismo de diversos artistas perante os fatos. A começar pelo Secretário de Cultura, Luiz Colevatti, que na matéria publicada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura nos jornais da cidade, onde ele lamenta dizendo que houve uma determinação da administração municipal. O segundo é do nosso nobre cineasta e vereador dos animais, Lucas Casella, que se omitiu e em momento algum falou publicamente sobre o cancelamento. E o terceiro é a própria classe artística que não se mobilizou e foi cobrar das autoridades respostas sobre as ruínas da cultura penapolense.

Loas
Não a demérito nenhum em pontuar e/ou criticar algumas ações de governo (como é o caso da política cultural) e por outro lado elogiar o que a de bom. Como o próprio Gilson Ramos publicou em sua coluna de ontem, o prefeito Célio de Oliveira com todo seu prestigio ao governador Geraldo Alckmin, conseguiu a manutenção do Posto Fiscal em Penápolis. Muitos não imaginam o quanto aquele prédio é importante para os contabilistas e advogados por exemplo. Foi uma conquista e tanto.

Redução
Dois munícipes, servidores do DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), usaram a tribuna da Câmara de Vereadores e questionaram sobre o por que o departamento também não entrou na redução dos horários em repartições públicas. Outro questionamento que deveriam fazer, mas, infelizmente não fizeram, qual seria a projeção de economia para os próximos 90 dias. Pelo menos a Prefeitura não anunciou nenhum número. Isso pra mim é mais propaganda do que economia.

Reconsiderar
Ambos servidores concordaram até que a atual gestora do departamento está tendo atitudes militaristas, ameaçando funcionários e criando a ‘lei da mordaça’ e que o caos está instaurado dentro do DAEP. Diante disso, dois vereadores pediram para a diretora-presidente (que também é servidora pública), reconsiderar e sair do cargo.

APAE
Os repórteres tem lá suas vantagens. De vez em quando nos deparamos com histórias incríveis e que nos enchem de orgulho de ser o que somos – “contadores de histórias”. Foi lindo acompanhar novamente de perto os alunos da APAE confeccionarem os cartões de natal que as empresas acabam comprando para enviar aos seus parceiros. E eles tem a noção de que aquele cartão (desenhado e pintado por eles) irão alegrar o natal de outra pessoa.

Blog do Faria
Em um momento tão feliz para o Blog do Faria que finalmente conseguimos mudar de plataforma e com isso melhor a qualidade para os nossos queridos fiéis “barbudos” e “barbudetes”. Agora o nosso blog também tem novo endereço – www.blogdofaria.com.br. Sensibilizado o trabalho desenvolvido na APAE quero presentear você (caro leitor/leitora) com um cartão desses – mande um e-mail para pitacos@blogdofaria.com.br com seu nome e endereço completos e enviarei a você! Até mais breve!

Alguma sugestão, crítica ou elogio mande para pitacos@blogdofaria.com.br.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest