fbpx

Programa “Existe amor em Penápolis”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Como definimos o amor? Pra mim o amor é uma grande afeição por algo ou alguém. Ela nasce com o tempo e genuinamente gratuita, sem nenhum interesse. É assim na vida! 

Nasci na capital paulista, terra da garoa, com mais de 11 milhões de pessoas, cidade das oportunidades. Dela guardo um profundo respeito. 
Mas foi aqui, no interior [sertão desconhecido] que me criei. Primeiro nas terras de Manoel Alvez de Athaíde, o povoado de São João da Saudade, atualmente Mirandópolis, cidade que recebeu José Datrino – o Profeta Gentileza – autor da celebre frase “Gentileza gera gentileza”. 
No final dos anos de 1990, foi a vez de Penápolis me receber. Não foi amor a primeira vista, mas é hoje um amor profundo, capaz de discernir o que há de belo e o que há de malfeitos. Contudo, prefiro guardar as coisas amorosas que a vida me proporcionou aqui nas terras de Maria Chica, mulher guerreira que lutou bravamente pela sua sobrevivência.  

E por sobrevivência continuo lutando para que essa terra continue gerando gentis oportunidades. Para isso, parafraseei Criolo, um dos maiores rappers da atualidade, onde ele diz: “Não existe amor em SP”, e criamos no Blog do Faria o projeto “Existe Amor em Penápolis”. Essa iniciativa norteará todas as nossas ações pelo ano inteiro, afinal, comemoramos cinco anos. 
O projeto consiste em sete atividades que irá propor para a sociedade penapolense momentos de reflexão sobre a própria cidade trazendo a tona novos modos de pensar, de construir e de ocupar os espaços que lhes são devidos, afim de,garantir direitos fundamentais à cidade e a cidadania. 
OLHARES
Em março, lançaremos o Concurso Fotográfico “Existe Amor em Penápolis”, a primeira de nossas sete atividades. Nele buscaremos olhares diferentes sobre o município. Como que você vê a cidade? O que mais te chama atenção? Existe gentileza em Penápolis? E beleza também existe? 
DIÁLOGOS
Em 2013, de forma bem experimental realizamos o Hashtag – Hiperligando Ideias, uma conferência estilo TEDx que estimula a disseminação de boas ideias. A proposta é trazer penapolenses espalhamos pelo país afora e que estão fazendo a diferença por onde passam, mostrando que existe amor nos penapolenses!
SARAU
A celebração faz parte da vida do ser humano. E existe amor maior do que celebrar a vida através da arte? Pois bem, pretendemos convergir e fundir o que há de melhor na música, na dança, na pintura, na escultura, no teatro, na literatura, no cinema, na fotografia, nas histórias em quadrinhos, nos jogos eletrônicos e na arte digital, mostrando que há sim trabalhos autorais. 
SOLIDÁRIO
No fim do ano passado, o Blog do Faria teve uma experiência bem bacana que foi a campanha “Doe um chinelo de dedo” que entregamos para as crianças da ‘Casa Abrigo’ – casa mantida pela Apae de Penápolis. Neste ano, não será diferente e acamparemos outras campanhas em prol das entidades do nosso município. E com toda certeza contaremos com você! 
KOMUM
O Komum será um trabalho de mini documentários que tem por objetivos contar histórias de ideias inovadores e inspiradoras de penapolenses e ou de organizações não governamentais que transformam as vidas de muita gente. Tem alguma dica aí?
PARTICIPAÇÃO
Todo ano a Prefeitura de Penápolis realiza o Orçamento Participativo. Espaço onde o governo exerce o processo de escuta das demandas da sociedade, que posteriormente será processada como política pública a ser executada no orçamento subsequente. Isto é, tudo o que foi proposto para ser realizado neste ano, foi pensado em 2014 e tudo que será realizado em 2016, será proposto agora. 
Para isso faremos dois trabalhos: 
De fiscalizar o encaminhamento e a execução do que foi proposto para esse ano e;

De acompanhar todos os encontros do Orçamento Participativo de 2015, afim de, documentar e estabelecer e garantir mecanismos de participação de todos os cidadãos. Então bora participar?
DIVERSÃO
Em novembro, o Blog do Faria completa cinco anos. E nesta nova etapa nada mais justo do comemorar com os amigos né!? Mas até agora não imaginei o que poderíamos fazer juntos! Tem uma ideia?

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest