fbpx

Retrospectiva 2013 e perspectivas para 2014

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

O ano de 2013 foi muito inspirador para mim. No início desse ano, após o pedido de afastamento de Matheus Garcia da Presidência do Conselho Municipal de Juventude, tive a incumbência de liderar esse importante espaço das discussões da PPJ´s – Política Pública de Juventude.

Mas nem tudo foram maravilhas. Logo no mês de janeiro, tivemos a trágica morte do jovem Rafael Zanuto, que cometera suicídio. Esse fato nós levou a refletir sobre o assunto e a convidar os jovens líderes da Ordem Demoley de Penápolis para juntos propormos algumas ações que evitem tragédias parecidas. 
Em fevereiro, o Conselho Municipal de Juventude, capitaneou os anseios e demandas dos jovens que prestam serviços como estagiários na Prefeitura Municipal de Penápolis e levou ao prefeito Célio de Oliveira. Na oportunidade, uma das reivindicações é a entrega de cestas básicas também aos estagiários.
A partir dessas propostas, vereadores como Alexandre Gil (PT), Dr. Rodolfo e Jonas Chamarelli (PROS) e Nardão Sacomani (DEM), solicitaram informações junto ao executivo sobre as reivindicações dos estagiários.
Participamos em março, do 8º Fórum Paulista de Juventude, na cidade de São Joaquim da Barra, na região de Franca. Tive a oportunidade de mediar a mesa de comunicação, assunto esse de extrema relevância que nos aflige diante de tanta barbárie que os grandes conglomerados cometem em nome do poder.
Abril foi mais do que especial. Nós tivemos a oportunidade de apresentarmos o trabalho que o Conselho Municipal de Juventude vinha desenvolvendo até então aos secretários municipais num café da manhã. Na câmara, fomos convidados especiais para explanar sobre as PPJ´s. No mesmo dia, aprovamos através do vereador Alexandre Gil, projeto de lei que cria a Semana Municipal de Juventude.
O dia 10 de julho entrou para história da juventude brasileira com a aprovação do Estatuto da Juventude – documento esse que guia as PPJ´s pelo país. No mesmo mês, colocamos mais de 90 jovens, na Câmara Municipal para discutirmos as demandas juvenis no 1º Orçamento Participativo da Juventude. Na oportunidade, contamos com as presenças do prefeito Célio de Oliveira e dos secretários Paulo Henrique Sanchez – Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e de Tiago Idalgo – Secretaria de Planejamento.
Sem dúvidas, o mês de agosto foi o mais sensacional de todos. Realizamos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, a 1ª Semana Municipal de Juventude. Tivemos atividades bem variadas como: Palestras, Apresentações culturais e esportivas. Contamos com presenças pra lá de especiais – Luciano Frontelle, da mobilização do Pós 2015 no Brasil, de Janaína Lima, na época, Coordenadora de Juventude do Estado de São Paulo e Alexandre Melchior, Presidente do Conselho Nacional de Juventude.
Após o encontro, realizamos outra atividade que muito nos orgulhou. Ajudamos a reativar a UMESP – União Municipal de Estudantes Secundaristas de Penápolis, uma importante instituição que estava desativada. Através dela foi realizado o 1º Interumesp de Futsal, que teve a E. E. Carlos Sampaio Filho como a grande campeã.
Participamos também da reativação do Parlamento Jovem pela Câmara Municipal de Penápolis e, que contou com adolescentes e jovens de diversas escolas públicas e privadas da cidade tendo a oportunidade de serem vereadores por um dia.
E para fechar o ano, Rodrigo Sonsino e eu, tivemos a oportunidade de participarmos da quarta edição do Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, promovido pelo Conselho Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Juventude e que tratou da regulamentação do Sistema Nacional de Juventude.
Para nós, esse ano que se inicia hoje, tem tudo para dar certo para as políticas públicas de juventude, pois, teremos logo no inicio do ano, a Presidenta Dilma Rousseff, assinando o decreto que regulamenta o Sistema Nacional de Juventude.
E por aqui, teremos a mobilização dos mais de 14 mil jovens penapolenses, quanto à criação do Fundo Municipal de Juventude, da criação da Coordenadoria Municipal de Juventude, bem como, das discussões acerca do Plano Municipal de Juventude na nossa 3ª edição da Conferência Municipal de Juventude.
Avante!

Ricardo Faria, é presidente do Conselho Municipal de Juventude de Penápolis. 

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest