fbpx

SURTO DE MENINGITE VIRAL EM PENÁPOLIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print
Como já não bastasse os mais de 3.500 casos de dengue (isto é os dados divulgados pela Prefeitura de Penápolis), a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, divulgou na tarde de hoje o aumento no número de casos de meningite viral. 
De acordo com a assessoria de comunicação da administração municipal, desde o início deste ano, foram registrados 11 casos de meningite viral, sendo um caso no mês de janeiro e 10 casos no último mês, dos quais são crianças com idade entre dois a 11 anos. O que classifica até o momento como um surto de meningite viral. 
A nota explica ainda que até o momento estes casos foram diagnosticados como meningite viral que tende a ter cura na maioria dos casos. Sendo menos grave do que a meningite bacteriana.
A meningite viral é uma infecção causada por vírus que atinge a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro. É causada pelo enterovírus que se encontram na garganta e fezes das pessoas infectadas. O período decorrido entre a exposição ao enterovírus e o aparecimento dos sintomas é de 7 a 14 dias em média.
A meningite tem como sintomas: febre de início repentino, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca ou dor no pescoço, sonolência importante e ou irritação, confusão. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite. 
Conheça as principais medidas de prevenção da meningite
  • Limpeza e higiene são os fatores principais para a prevenção da doença;
  • Lavar as mãos com água e sabão. Para uso coletivo o sabão deve ser preferencialmente líquido. Ao secar as mãos, prefira toalhas descartáveis a toalhas de tecido;
  • Manter os ambientes sempre limpos e arejados e evitar o uso de ar condicionado;
  • Lavar os banheiros no mínimo 2x por dia, com solução clorada;
  • Lavar e desinfetar os alimentos, como frutas e verduras, com solução clorada;
  • Evitar o uso de bebedouros coletivos à pressão.

Com informações da Secretaria de 
Comunicação da Prefeitura de Penápolis

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest