fbpx

Vereador Carlão faz BO contra o autor do Blog do Faria

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email
Share on print

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva (PPS), o Carlão da Educação, fez no último dia 27 de maio um boletim de ocorrência contra o jornalista Ricardo Faria, autor do Blog do Faria. Conforme o parlamentar disse em depoimento, na noite de 20 de maio, tomou conhecimento da matéria publicada pelo blog “Vereador e secretário de Saúde são acusados de montar possíveis esquemas de fretes e da compra de placas clandestinas”, onde, segundo ele, o blogueiro teceu comentários a respeito, falando que, durante a sindicância, o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, e o vereador tinham sido acusados de montar um possível esquema de fretes com viagens falsas para beneficiar uma empresa da cidade.

Carlão ainda disse no BO que o blogueiro publicou a mesma matéria em seu perfil no Facebook, sendo vista por várias pessoas e, inclusive, compartilhadas em outros grupos. Ainda segundo ele, o jornalista – no caso Ricardo Faria – teria escrito “coisas inverídicas sobre os fatos, prejudicando a honra e a reputação dele sendo que, na verdade, os fatos estão investigados sob sigilo em sindicância administrativa interna do Executivo, bem como por meio de inquérito policial em trâmite pela Seccional de Araçatuba, onde serão ouvidas cerca de 25 pessoas”.

O parlamentar frisou no boletim que, nem ele e nem o secretário de Saúde são acusados e que “sequer há conclusão ou fim dos procedimentos”, informando que o blogueiro publicou coisas deliberadamente com o “intuito de prejudicar a vítima, vereador e funcionário público municipal”.

DEPOIMENTO

O jornalista Ricardo Faria prestou depoimento na delegacia na tarde dessa terça-feira (18), e informou que o BO feito por Carlão tem a única e exclusiva intenção de “calar a voz de um profissional da imprensa”. Ele disse ainda que, diferentemente do que o vereador afirmou, a sindicância não está ‘sob sigilo’ e que ele como parlamentar deveria saber que segredo quem determina é a Justiça, cabendo ao prefeito cumprir o princípio da publicidade dos atos públicos.

Com relação ao conteúdo, o jornalista tomou cuidado em verificar a veracidade do relatório final, com objetivo de não cometer injustiça com nenhuma das partes e, antes mesmo de publicar a matéria, entrou em contato por e-mail ou por aplicativo de mensagens com todos os envolvidos, tendo o próprio Carlão respondido aos questionamentos do blog, o que difere do depoimento do vereador no BO, onde ele disse que tinha tomado conhecimento no período da noite.

Faria acrescentou que “o direito de informar está garantido na Constituição Federal, como também o direito de resposta, que foi garantido ao vereador quando respondeu aos questionamentos”.

Além disso, entregou cópia da conversa que manteve com o vereador, no dia da publicação da matéria, bem como, os áudios que o próprio parlamentar refere-se aos questionamentos do jornalista.

NOTA

O Blog do Faria rejeita qualquer tipo de intimidação que possa ocorrer no exercício do trabalho jornalístico. O boletim de ocorrência do vereador Carlão tem única e exclusivamente a intenção de calar a voz de um jornalista que faz seu trabalho com ética e isenção.

O Blog do Faria continuará cobrindo essas e outras ações que possam trazer possíveis danos ao erário público e cobrando das autoridades competentes maior transparência nos atos públicos.

ARQUIVADO EM:

Deixe sua opinião sobre o assunto...

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on pinterest